Expert da Guerlain dá dicas de cuidado com o couro cabeludo

O couro cabeludo é o novo queridinho da indústria de beleza – tanto que o termo “scalpcare” tem ganhado cada vez mais destaque nas redes sociais. O frisson se deve, principalmente, ao entendimento de que para ter um cabelo mais bonito e saudável, tratar da região é tão importante quanto cuidar dos fios. Não é de se estranhar, então, que grandes marcas especializadas em skincare estejam de olho neste movimento. É o caso da Guerlain, que acaba de lançar o Scalp&Hair Youth Oil-in-Serum, um óleo específico para o couro cabeludo. Ele vem dentro da linha Abeille Royale, que tem o mel como principal ingrediente. Essa mesma tecnologia, quando aplicada no couro cabeludo, dinamiza as conexões para preservar e fortalecer o cabelo da raiz às pontas.

Para saber mais sobre esse novo passo da Guerlain em direção ao mercado de produtos capilares e conhecer os detalhes do Scalp&Hair Youth Oil-in-Serum, conversamos com Sandrine Silvestre, diretora de qualidade e treinamento de spas da marca.

Qual é a história da Guerlain com produtos de cabelo e couro cabeludo?

Entre 1828 e 1970, no início de seu negócio, a Guerlain lançou vários produtos para cabelo e barba, que eram muito populares entre a burguesia e a aristocracia da época. O catálogo de 1878 continha mais de 60 formulações – desde itens para o crescimento dos fios até produtos de limpeza e finalização. Em 1914, começa a comercialização da famosa “Água de Quinina”, que era recomendada para limpar o cabelo, deixando-o mais macio e brilhante. Boa parte dos produtos, porém, pararam de ser produzidos antes da chegada dos anos 1970.

Como essa volta para o mercado de produtos capilares foi pensada?

Obviamente, os tempos mudaram e o mercado de produtos para o cabelo também se transformou. Os cientistas e desenvolvedores têm hoje à sua disposição uma quantidade enorme de novas matérias-primas, os processos de preparo industrial são muito mais modernos e, portanto, as fórmulas não são as mesmas. Nos últimos 20 ou 30 anos, com a chegada da biologia molecular e um enorme progresso das novas técnicas de imagem e microscopia, o conhecimento sobre o couro cabeludo e o cabelo (levando em consideração a estrutura complexa de suas fibras e ciclo) é muito maior. Então, a Guerlain volta às suas raízes, produzindo novamente itens de cuidado capilar, mas com fórmulas muito mais modernas e inovadoras, baseadas nesses conhecimentos.

Foto: Divulgação

A Guerlain tem uma maneira muito única de enxergar o cuidado com a pele. Como isso foi usado no desenvolvimento dos produtos para o cabelo?

O skincare da Guerlain é baseado em eficiência, naturalidade e experiência na hora de aplicar – é um universo extremamente rico. Pesquisa e ciência são a base das nossas duas linhas: a Abeille Royale e a Orchidée Impériale. Para a primeira, por exemplo, nossos experts estudaram a abelha e o poder do mel sobre a pele por 10 anos. Todos esses pilares-chave foram reforçados com a criação do Abeille Royale Scalp&Hair Youth Oil-in-Serum, incluindo uma abordagem mais holística de cuidados. Entendemos que precisamos cuidar do nosso couro cabeludo da mesma maneira que cuidamos da pele do nosso rosto. Afinal, a qualidade da fibra dos fios, sua resistência e luminosidade dependem da boa saúde do couro cabeludo. Então, demos continuidade à obra de arte única que é o Youth Watery Oil (nosso icônico óleo facial), para criar essa nova fórmula capilar, combinando a riqueza do óleo e a leveza da aplicação.

Na prática, qual a diferença entre o Scalp&Hair Youth Oil-in-Serum e os óleos faciais da marca?

Desde 2014, a Guerlain Research explora as ligações estreitas entre a neurociência e o reparo da pele. A tecnologia Dynamic Blackbee Repair é o resultado destes anos de pesquisa. Parte desta nova tecnologia, lançada em 2021 com nosso Advanced Youth Watery Oil, são quatro méis excepcionais que atuam em sinergia: o Mel Puro de Abelha Negra da Ilha Ouessant; o Mel Rico de Córsega, na França; o Lendário Mel de Ikaria, na Grécia; e o Poderoso Mel de Aland, na Finlândia. Para otimizar a eficácia dessa tecnologia para o cuidado capilar, a Guerlain Research combinou-a com um complexo de ingredientes ativos selecionados por sua ação na fibra capilar, incluindo D-Pantenol, conhecido por sua ação de preenchimento e fortalecimento da fibra.

Qual a melhor forma de aplicá-lo, para conseguir melhores resultados?

O Abeille Royale Scalp&Hair Youth Oil-in-Serum pode ser usado tanto no couro cabeludo quanto no comprimento. Ele penetra na pele da região e a revitaliza sem engordurar as raízes ou deixar qualquer resíduo, enquanto os fios são levemente revestidos. A aplicação precisa ser adaptada de acordo com as necessidades e hábitos de cuidados de cada um, mas aqui estão alguns passos importantes propostos pelos especialistas da Guerlain:

PASSO 1: Usar de um a dois conta-gotas cheios, dependendo da densidade e comprimento do cabelo. Com os fios secos ou molhados, aplicar o óleo diretamente no couro cabeludo. Massagear a pele com a ponta dos dedos, distribuindo uniformemente o sérum. Este primeiro passo ajuda a acordar o couro cabeludo.

PASSO 2: Com as mãos espalmadas e usando as pontas dos dedos, faça movimentos de frente para trás para ajudar a aumentar a microcirculação e o fluxo.

PASSO 3: Com os dedos abertos, penteie os fios da raiz às pontas para relaxar o couro cabeludo e espalhar o Oil-In-Serum uniformemente por todo o comprimento.