Mile Lab conecta a moda com a rua para potencializar a periferia

Em 2017, Milena Nascimento fundou a Mile Lab, uma marca de streetwear do Grajaú que faz a moda dialogar com as ruas, mostrando a potência que existe na periferia. “Somos uma marca marginal e temos por fundamento o ativismo em prol do reconhecimento do corpo periférico, da sua estética e do pertencimento desse corpo em todos os territórios possíveis”, define a estilista.

Colagem: MCMD para Mile Lab

Nos últimos dois anos a grife entrou num ritmo veloz de amadurecimento ao entrar para o projeto Sankofa e fazer sua estreia na edição 51 da SPFW. Com a coleção Baobá, a ancestralidade do corpo periférico foi evidenciada por formas amplas, volumes e sobreposições, todas construídas com algodão cru e detalhes delicados, como búzios e rendas. “Foi um período intenso, onde pude fazer coisas novas, entrar em um estúdio e viver a primeira experiência em uma semana de moda. Tudo isso me trouxe muita bagagem.”

Colagem: MCMD para Mile Lab

Outra novidade foi o seu primeiro desfile físico, em novembro passado, também na SPFW. Batizada de Fluxo Milenar, a coleção mostra como seria um baile funk daqui a 30 anos. Mas, no lugar de um desfile tradicional, Milena realizou um manifesto com importantes recados, como a falta de apoio aos jovens criativos periféricos. “Queria me comunicar com a galera da quebrada, que elas entendessem o que é estar naquele espaço, e foi muito legal ver como isso chegou em tanta gente, para outras comunidades além do eixo Rio-SP.”

Colagem: MCMD para Mile Lab

Com o resultado positivo, Milena agora trabalha no desdobramento da coleção e também participa da segunda fase do #Movimento. “Essa experiência tem fortalecido a minha autoestima, além de expandir meu intelecto e aprimorar o meu negócio”, conta a designer. “Como uma marca vinda da periferia, acessar conteúdos e pessoas com tanto repertório contribui não apenas para o meu trabalho, mas para toda comunidade que me acompanha. Assim podemos compartilhar e trocar também entre os nossos, gerando mais potências.”

O que é o #Movimento
O #Movimento é um projeto solidário idealizado pela ELLE e pensado para impulsionar o desenvolvimento sustentável entre pequenos empreendedores de moda.