CONHEÇA AS ROUPAS MULTIÚSO DA NUZ

Duda Cambeses sempre gostou de inventar as próprias roupas. Em 2015, ela transformou esses experimentos em negócio com a Nuz, uma marca autoral de roupas transformáveis e pioneira no Brasil, cujo design é pensado para ser múltiplo, seja na funcionalidade, seja na variação do design. “Nosso foco é a modelagem, por isso, o desenvolvimento de uma ideia pode levar anos para ser finalizada, ao contrário do pensar acelerado da indústria”, explica a designer.

Foto: Raul Krebs

Nascida em Porto Alegre e vivendo atualmente no Rio de Janeiro, Duda estudou modelagem em Madri e trabalhou como stylist e figurinista, antes de fundar a Nuz. Suas criações, construídas a partir da moulage (uma técnica de modelagem sobre o próprio corpo), são atemporais e chegam a ter oito maneiras diferentes de usar. Entre os hits da marca estão a calça Samurai, que também vira macaquinho, macacão e jardineira; e o “Nuz”, suéter que pode ser saia, vestido e mais, partindo das amarrações. “As peças são pensadas para trazer conforto e elegância, propondo uma maneira experimental e lúdica de vestir, em que uma roupa pode ser muitas”, diz Duda.

O garimpo de tecidos é uma das paixões da estilista, e essa variação de materiais permite realizar pequenas cápsulas com edição limitada. As fibras naturais e ecológicas disponíveis no Brasil são prioridade, assim como as sobras da indústria têxtil. “Buscamos um equilíbrio entre os fornecedores e parcerias estratégicas para adquirir os resíduos”, explica Duda. Do reaproveitamento de materiais surgiu a coleção Una, apresentada na segunda edição do Brasil Eco Fashion Week, em novembro de 2018, e considerada um dos marcos da etiqueta.

A Nuz também está entre as marcas selecionadas para a segunda fase do #MovimentoELLE e a nova experiência vem estimulando a empreendedora. “As consultorias com profissionais realmente brilhantes ampliam o nosso olhar”, conta ela. “É uma oportunidade de troca com pessoas incríveis e conteúdos que tem feito todo sentido.” Além disso, a marca é patenteada e já foi finalista do prêmio de design do Museu da Casa Brasileira.

Foto: Raul Krebs

O que é o #MovimentoELLE

O #MovimentoELLE é um projeto solidário idealizado pela ELLE e pensado para impulsionar o desenvolvimento sustentável entre pequenos empreendedores de moda.