VERMELHO

TAPETE

ELLE.COM.BR

DO OSCAR

10 MOMENTOS ICÔNICOS DO

Por: Clara Novais
Fotos: Getty Images

Para sua segunda indicação à categoria de melhor atriz, Jennifer Lawrence escolheu um vestido Dior acinturado, avaliado em 4 milhões de dólares (considerado o mais caro já usado na história da premiação).

ELLE.COM.BR

A atriz levou a estatueta, mas quando estava indo recebê-la, tropeçou na barra do vestido. Bem humorada, ela lidou bem com a situação e foi aplaudida pelos colegas presentes na plateia.

ELLE.COM.BR

Em 2000, Björk usou um vestido de cisne, assinado por Marjan Pejoski. Para completar, ela levou seis ovos de mentira, largados ao longo do seu caminho. A ideia era fazer uma crítica do culto aos looks em Hollywood.

ELLE.COM.BR

Em 1969,  Barbra Streisand levou o Oscar de melhor atriz por seu papel em Funny Girl - Uma Garota Genial. Para ocasião, ela escolheu um terno do estilista Arnold Scaasi.

ELLE.COM.BR

O que ela não sabia, é que modelo ficava completamente transparente sob as luzes dos flashes. O incidente, contudo, acabou catapultando a carreira de Scaasi.

ELLE.COM.BR

Quando Melissa McCarthy concorreu ao prêmio de melhor atriz coadjuvante, em 2011, nenhuma das seis marcas solicitadas pela atriz aceitou vesti-la. O motivo? Seu corpo. No fim, ela usou um vestido da marca plus size Marina Rinaldi.

ELLE.COM.BR

Em 2015, Lupita Nyong'o usou vestido bordado com 6 mil pérolas, da Calvin Klein. Após premiação, a peça foi roubada de seu quarto de hotel, mas devolvida quando os ladrões souberam que as pérolas eram falsas.

ELLE.COM.BR

Julia Roberts fez história com seu vestido preto e branco, na 73ª cerimônia do Oscar. O modelo escolhido era um Valentino vintage, da coleção de inverno 1992. Até então, modelos de segunda mão eram coisa rara.

ELLE.COM.BR

Foi só após Halle Berry vestir um modelo do, então, quase desconhecido Elie Saab, em 2002, que o estilista libanês conquistou seu posto na semana de moda de alta-costura. Está aí a prova do poder de um tapete vermelho.

ELLE.COM.BR

Em 1996, Sharon Stone fez história no tapete vermelho ao aparecer como uma camiseta GAP combinada a uma saia Valentino e a um vestido Armani, usado como vestido.

ELLE.COM.BR

É que, um dia antes, o look que seria usado por ela caiu do caminhão da transportadora. Ela gostou tanto do resultado que, dois anos depois, combinou uma camisa branca GAP com uma saia lavanda Vera Wang.

ELLE.COM.BR

Rita Moreno decidiu se auto-homenagear na 90ª cerimônia do Oscar. A atriz porto-riquenha chegou ao tapete vermelho com o mesmo vestido que usou quando ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante em 1962.

ELLE.COM.BR

A peça, contudo, ganhou algumas adaptações. As alças foram tiradas e o colo foi enfeitado com um maxi colar. Luvas compridas e uma faixa no cabelo também renovaram o look.

ELLE.COM.BR

Em 1999, Céline Dion entrou para a lista das mais mal vestidas ao vestir um smoking branco, da Dior. O paletó usado ao contrário e a combinação com chapéu e Ray-Ban cravejado com pedras era demais para época.

ELLE.COM.BR

Mais de 20 anos depois, a produção é aplaudida e Céline diz que não se importa de ter sido crucificada por sua escolha avant-garde. "Você apenas tem que bancar o que veste. E eu fiz isso!", disse em entrevistas.

ELLE.COM.BR

ELLE.COM.BR

CLIQUE AQUI
PARA conhecer
outras histórias
sobre o oscar