Poulain

Amélie

ELLE.COM.BR

o fabuloso destino de

20 ANOS DE

Por: Mabi Barros
Imagens: Reprodução e Divulgação

Dirigido pelo francês Jean-Pierre Jeunet, O fabuloso destino de Amélie Poulain (2001) alçou a carreira de Audrey Tautou, que interpretou a personagem que dá nome à produção.

ELLE.COM.BR

Amélie é uma garçonete que criou um universo imaginário, que funciona como defesa aos traumas vividos na infância. Ela encontra uma caixa de brinquedos que a conduz por uma aventura pela história. Nesta jornada fantástica, nomes como Zorro e Lady Di se encontram.

ELLE.COM.BR

O filme foi indicado a cinco Oscars, venceu dois BAFTAs e quatro prêmios César, depois de ser esnobado pelo Festival de Cannes.

ELLE.COM.BR

Com uma estética de desenhos animados e cores saturadas, o filme foi um sucesso de bilheteria, levando mais de 35 milhões de espectadores aos cinemas e definiu tendências, como o corte de cabelo da protagonista.

ELLE.COM.BR

A obra do artista brasileiro Juarez Machado, baseado em Paris, inspirou Jeunet a escolher a paleta de cores de Amélie, construída a partir de tons de verde, amarelo e vermelho.

ELLE.COM.BR

Uma das cenas mais icônicas do filme, em que a protagonista quebra a crosta do crème brûlée com uma colher de chá, precisou ser filmada dezenas de vezes para capturar o melhor “crack” possível.

ELLE.COM.BR

Outra cena um tanto quanto complicada foi a pedra ricocheteando no Canal de Saint-Martin. Audrey Tautou não conseguiu fazer o movimento, e acabou sobrando para a equipe de efeitos visuais inserir a pedra digitalmente.

ELLE.COM.BR

Aliás, tanto o Canal de Saint-Martin quanto o restaurante onde Amélie trabalha como garçonete são locações reais. O Cafe des 2 Moulins fica na região de Montmartre, em Paris. Depois do filme, ele se tornou uma atração turística da cidade e continuou funcionando normalmente.

ELLE.COM.BR

Apesar do sucesso, Amélie Poulain também recebeu diversas críticas. Muitos questionaram a protagonista por perpetuar o estereótipo da donzela em perigo e, especialmente, por não haver personagens negros ou árabes no filme.

ELLE.COM.BR

ELLE.COM.BR

CLIQUE AQUI
e Confira algumas curiosidades sobre a produção

Assim como Amélie Poulain, Os excêntricos Tenenbaums, filme de Wes Anderson também completou 20 anos em 2021.