Por: Carol Carlovich Fotos: Getty Images e Divulgação
O pop, que já foi delimitado e pré-julgado apenas como um conjunto de batidas repetidas e um refrão contagiante, na mão da Geração Z se tornou o que nasceu para ser: multifacetado, representativo, global e, claro, popular.
ELLE.COM.BR
Mais do que áudios virais no TikTok, as artistas que representam essa geração fazem um som multifacetado e afetivo, que viaja a milhão pelo digital. Para além de Billie Eilish e Olivia Rodrigo, conheça cinco delas neste webstory.
ELLE.COM.BR
Sucesso impulsionado pelo TikTok, Marie Ulven Ringheim é a cantora e compositora norueguesa por trás do projeto “girl in red”, nomeado em homenagem a uma grande paixão de Marie, que usava um suéter vermelho.
ELLE.COM.BR
Marie Ulven
Com guitarras despretensiosas, vocais melancólicos e um quê de nostalgia, Marie usa sua música de um modo delicado para contar histórias de amor entre jovens mulheres, falar sobre os dilemas da juventude, solidão e incompreensão.
ELLE.COM.BR
Músicas para conhecer: “we fell in love in october” é o áudio queridinho dos Zs indie do TikTok, mas você também não pode deixar de ouvir “rue” e “dead girl in the pool”.
ELLE.COM.BR
Crescer no interior da Inglaterra com pais imigrantes da China e da Jamaica fez com que Griff entrasse em contato com várias versões de si mesma. Sua música nasce desse solo fértil, que por muitas vezes desencadeou incertezas arrebatadoras na cantora.
ELLE.COM.BR
Griff
Da vontade de se descobrir – e incentivar outros jovens a se olhar no espelho com carinho –, Griff vem conquistando parcerias internacionalmente, como a dupla inglesa HONNE e o produtor russo-alemão Zedd.
ELLE.COM.BR
Músicas para conhecer: “Good Stuff” pode parecer uma canção sobre término, mas é dedicada às crianças que passaram pela vida de Griff e deixaram saudade. “1,000,000 X Better” é o feat da artista com os produtores de música eletrônica HONNE.
ELLE.COM.BR
Filha mais nova dos atores Will Smith e Jada Pinkett Smith, Willow ingressou com apenas 7 anos na indústria do entretenimento. Aos 9, ela assinou um contrato com a gravadora do rapper Jay-Z, a Roc Nation, e debutou com o clipe “Whip My Hair”.
ELLE.COM.BR
Willow Smith
Desde então, ela continuou testando, compondo e produzindo músicas que acabaram indo para seu canal do YouTube. O pop experimental, muitas vezes sombrio e místico de Willow, até hoje não alcança as grandes emissoras. Mas, felizmente, o TikTok, sim.
ELLE.COM.BR
Músicas para conhecer: “Wait a Minute”, que é um dos áudios virais de 2020 no TikTok, “Female Energy, Part 2” e “Time Machine”, que é nostálgica, tem muitas vozes e, de fato, arrebata e nos leva para outras dimensões.
ELLE.COM.BR
Capa da ELLE View de novembro, Malía flerta com a black music, o funk carioca, o reggae e outros gêneros. Ela usa suas letras e estilo como um mix poderoso de autoexpressão, identidade e força.
ELLE.COM.BR
Malía
Foto: Eber Figueira
Músicas para conhecer: “Flow” é resultado de uma mistura de trap e música brasileira que a cantora definiu como um “trapcal” muito sexy. “Faz uma loucura por mim” é uma versão moderninha da canção de Alcione, que topou regravar o hit ao lado de Malía.
ELLE.COM.BR
ELLE.COM.BR
Em 2016, com apenas dois EPs lançados, as irmãs Chloe e Halle Bailey foram convidadas para fazer uma participação na turnê Formation, de Beyoncé. A dupla começou sua jornada no mundo da música postando covers no YouTube.
CHLOE X HALLE
ELLE.COM.BR
Em 2018, foram indicadas a duas categorias do Grammy: Artista Revelação e Melhor Álbum de Urban Contemporâneo. Suas letras falam sobre autoconfiança feminina e poder decidir o que se quer fazer, mesmo sendo jovem.
ELLE.COM.BR
Músicas para conhecer: todo o álbum Ungodly Hour. Os vocais suaves e poderosos, as influências R&B e as letras são um show à parte da dupla, que também arrasa no aspecto visual dos seus projetos.
ELLE.COM.BR
Para conhecer mais talentos do pop da Geração-Z, confira a matéria Z-Pop, da ELLE View.