Por: Redação ELLE Fotos: Getty Images e Divulgação
Em 2008, Britney Spears — uma das maiores estrelas do pop daquela década — enfrentava questões de saúde mental e a perda da guarda dos filhos, enquanto tinha que lidar com a perseguição dos paparazzi e da mídia.
ELLE.COM.BR
A cantora passou então a viver sob a tutela do pai, que até hoje é o responsável por sua carreira, dinheiro — uma fortuna estimada em 60 milhões de dólares — e até sua vida pessoal.
ELLE.COM.BR
Nos últimos anos, Britney teria dado diversas pistas em shows e pelas redes sociais de que não estaria satisfeita com essa situação, o que desencadeou uma série de manifestações pela liberdade da cantora por parte de seus fãs, um movimento batizado de Free Britney.
ELLE.COM.BR
Lançado em fevereiro, Framing Britney Spears, documentário produzido pelo The New York Times e disponível na Globoplay, relembra seu auge, a crise que enfrentou e ouviu pessoas próximas sobre sua carreira e o processo de tutela, além de contextualizar o movimento Free Britney.
ELLE.COM.BR
ELLE.COM.BR
Depois de anos de silêncio, em junho, Britney Spears deu uma depoimento à justiça, se posicionando contra a tutela de seu pai. "Eu só quero minha vida de volta ", disse a cantora. "Realmente, acredito que essa tutela é abusiva."
ELLE.COM.BR
A cantora pediu para voltar a administrar a própria vida e fez relatos chocantes: afirmou que gostaria de ter mais filhos, mas teve um DIU (dispositivo intrauterino) implantado contra sua vontade.
ELLE.COM.BR
Britney, que fez turnês e temporadas de shows em Las Vegas nesses anos, contou que foi forçada a trabalhar. Também relatou ter sido medicada com lítio pelo terapeuta após uma recusa aos empresários. Disse que o pai e os empresários deveriam estar na prisão.
ELLE.COM.BR
Uma longa lista de personalidades se manifestaram em apoio a Britney desde o início do ano, entre eles seu ex-namorado Justin Timberlake.
ELLE.COM.BR
Depois do seu depoimento, a cantora teve negado pelo Tribunal Superior de Los Angeles o pedido de exclusão de seu pai do acordo de tutela. A próxima audiência acontecerá em 14 de julho.