o PIXIE CUT

ELLE.COM.BR

está cada vez mais forte

Saiba tudo sobre a história do penteado e como adotá-lo!

Por: Ísis Vergílio
Fotos: Getty Images e Reprodução

Lá fora, Rihanna e Demi Lovato, há pouco, mostraram que investiram nos fios mais curtos.

ELLE.COM.BR

Por aqui, quem também engrossa o coro da tendência do pixie cut é a influencer Manu Gavassi.

ELLE.COM.BR

De acordo com Raul Carvalho, diretor do salão Novo Arte, em São Paulo, o corte se caracteriza por deixar pescoço e nuca à mostra.

ELLE.COM.BR

“Antigamente, por causa do machismo, chamavam o corte de ‘joãozinho’, mas com o tempo caiu por terra esse apelido que reproduz estereótipos de masculinidade”, disse.

ELLE.COM.BR

A história do pixie cut começa na Revolução Francesa. Conhecido como “titus”, ele era símbolo de resistência anti-absolutista por parte das mulheres.

ELLE.COM.BR

Nos anos 1920, os curtinhos fazem um comeback com as melindrosas: mulheres não-conformistas que amavam o jazz e prezavam por sua liberdade.

ELLE.COM.BR

Depois, nos anos 1950, atrizes de cinema como Audrey Hepburn e Jean Seberg eternizaram o pixie cut nas telonas.

ELLE.COM.BR

Na década seguinte, o penteado é sinônimo do levante da juventude sessentista. Twiggy é, provavelmente, a maior representação do estilo.

ELLE.COM.BR

Depois, vieram muitas outras: Linda Evangelista e Lady Di, por exemplo, nos anos 1980. Halle Berry e Tony Braxton, nos anos 1990, também.

ELLE.COM.BR

“O pixie é muito versátil. Não demanda muita manutenção e pode ser usado com diferentes finalizações”, diz Vinicius Kevin, do Retrô Hair, de São Paulo

ELLE.COM.BR

“Os finalizadores dependem da textura do seu fio e são fundamentais para darmos mais desenho e sofisticação ao corte”, aponta Rodrigo Lima, do Circus Hair, em São Paulo.

ELLE.COM.BR

Ficou com vontade de investir, mas ainda está com medo? Então fique com as palavras da criadora de conteúdo digital Eliziane Berberian, adepta do pixie cacheado:

ELLE.COM.BR

“Hoje em dia, temos muitas referências de mulheres com diferentes corpos e tons de pele usando o curtinho. Pesquise bastante antes de ir ao salão”

ELLE.COM.BR

ELLE.COM.BR

Clique aqui para conferir mais dicas!

“E mais, não precisa fazer nada radical. Corta um pouco e se curte, se olha, se reveja. Você tem todo o tempo do mundo para dar o próximo passo.”