Dessa vez, a técnica aparece mais suave e natural.
A volta do
Por: Bárbara Rossi Fotos: Reprodução Instagram
Hit de maquiagem dos anos 2010, popularizado pelas Kardashians, o contorno é usado desde 1500 para escurecer e iluminar certas partes do rosto.
ELLE.COM.BR
"Os contrastes de luz e sombra são capazes de trazer uma percepção de estrutura óssea diferente da que se realmente tem", diz a maquiadora Kátia Araújo.
ELLE.COM.BR
Ele pode mudar o formato do nariz, deixar as maçãs do rosto mais proeminentes, definir o maxilar e até alterar completamente toda a estrutura da face.
ELLE.COM.BR
É aqui que os truques utilizados pelas Kardashians ganharam destaque. Neles, de maneira geral, o objetivo era deixar o rosto mais magro e definido.
ELLE.COM.BR
Porém, com temas como autoaceitação, inclusão e diversidade cada vez mais em alta, esse contorno exagerado tem sido colocado em xeque.
ELLE.COM.BR
Isso não quer dizer que ele saiu de moda – pelo contrário, ele continua bombando, principalmente na internet. Porém, parece ter a naturalidade como fio condutor.
ELLE.COM.BR
Para essa nova era do contorno, os produtos em pó têm sido substituídos pelos cremosos, que deixam um efeito mais suave.