Por: Clara Novais Fotos: Reprodução e Getty Images
Estilista francês apelidado de L'enfant Terrible de la Mode (a criança rebelde da moda), Jean Paul Gaultier ganhou fama por quebrar tradições e deixou um legado disruptivo e provocante, baseado na diversidade, na performance e na sensualidade.
ELLE.COM.BR
Nascido em 1952, no subúrbio parisiense de Arcueil, Gaultier começou a se interessar por moda aos 8 anos. Uma década mais tarde, saiu distribuindo croquis em ateliês e chamou a atenção de ninguém menos que Pierre Cardin, de quem se tornou pupilo.
ELLE.COM.BR
A parceria ensinou a Jean Paul Gaultier a moda na prática — o suficiente para ele abandonar os estudos formais. Ele deixou Cardin e passeou pelas grifes Jacques Esterel e Patou, retornando à casa de seu mentor em 1974.
ELLE.COM.BR
Gaultier apresentou sua coleção de estréia em 1976. A produção foi financiada por seus amigos e familiares, que também botaram a mão na massa. Seu primo tricotava, o zelador do prédio costurava e o namorado desenhava os acessórios e cuidava dos arranjos comerciais.
ELLE.COM.BR
O designer foi pioneiro em misturar jaquetas de motocicleta com vestidos. Outros destaques foram as silhuetas bem definidas (e fora do comum), a inspiração nos marinheiros e o teor não-binário das suas criações.
ELLE.COM.BR
Porém, foram necessários mais seis anos até que ele lançasse oficialmente a sua própria grife. Com o apoio do consórcio japonês Kashiyama, Gaultier estabeleceu sua marca em 1982. O foco não era o luxo, mas refletir o que via nas ruas ao seu redor.
ELLE.COM.BR
Em 1990, Gaultier dominou as manchetes ao criar o figurino da turnê Blond Ambition, de Madonna. Os dois eram fãs do trabalho um do outro. A cantora telefonou pessoalmente para o estilista para convidá-lo para desenhar seus looks.
ELLE.COM.BR
Gaultier apresentou sua primeira coleção de alta-costura em 1997. No ano seguinte, a Hermès anunciou a compra de 35% de participação da sua marca, que rendeu boutiques na Europa, Oriente Médio e Ásia. O estilista definiu esse negócio como "casamento dos sonhos".
ELLE.COM.BR
Em 2003, Jean-Paul Gaultier assume a direção criativa da Hermés, cargo que ocupou até 2010. Em 2011, se tornou diretor de criação da Diet Coke.
ELLE.COM.BR
Em 2020, Gaultier anunciou a sua aposentadoria. A despedida foi na semana de moda de paris, com Karlie Kloss, Bella e Gigi Hadid e outras tops na passarela. Sua musa Farida Khelfa, uma das primeiras modelos do norte da África a ter destaque na moda, também participou.