Conheça o histórico do diretor criativo da Valentino
Por: Clara Novais Imagens: Getty Images e Divulgação
Nascido em 1967, na Itália, Pierpaolo Piccioli sonhava em ser diretor de cinema. As fotografias de Deborah Turbeville e Irving Penn o fizeram mudar de ideia: ele preferiu estudar moda no Istituto Europeo di Design, em Roma.
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Impossível falar da carreira de Pierpaolo sem citar Maria Grazia Chiuri, com quem firmou uma parceria criativa que começou nos anos 1980 e durou mais de 20 anos. Eles apostaram na sofisticação e foram na contramão da tendência minimalista dos anos 1990.
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Em 1989, Pierpaolo e Maria Grazia começaram a trabalhar no departamento de acessórios da Fendi. O primeiro hit veio logo em seguida: a dupla é responsável pela criação da icônica bolsa Baguette da marca.
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Era 1999, os estilistas foram chamados para desenvolver a primeira linha de acessórios da Valentino. O desafio? Traduzir em bolsas, sapatos e óculos a essência da maison, famosa pelos vestidos de alta-costura.
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Deu tão certo que, em 2003, a dupla assumiu a linha Red Valentino. Em pouco tempo, eles estavam supervisionando toda a linha de acessórios da empresa e, em 2008, passaram a assinar a direção criativa da marca. Valentino Garavani se aposentou em 2007.
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Em entrevistas, Pierpaolo conta que a tarefa foi assimilar a essência de Valentino em suas criações, em vez de apenas reinterpretar peças de arquivo. Apesar de atuante, a grife vivia um momento de recuperação de prestígio internacional.
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A escolha de Pierpaolo e Maria Grazia foi certeira! Eles injetaram frescor e juventude ao glamour opulento que sempre definiu a marca. Foi sob a gestão deles que surgiu a linha Rockstud, um sucesso arrebatador.
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Em 2015, a dupla recebeu o Prêmio Internacional do CFDA Awards. No ano seguinte, Maria Grazia Chiuri foi nomeada diretora criativa da Dior, encerrando 25 anos de parceria de sucesso. Pierpaolo seguiu na direção artística da Valentino.
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A primeira coleção da Valentino assinada apenas por Pierpaolo foi apresentada no desfile de alta-costura do verão 2018. Seu trabalho solo agradou tanto que o estilista foi ovacionado – um entusiasmo que foi se repetindo a cada nova apresentação.
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Naquele ano, ele recebeu o título de designer do ano do The Fashion Awards 2018, premiação promovida pelo British Fashion Council.
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Sem sua outra metade criativa, Pierpaolo disse que passou a trabalhar de forma mais intuitiva. O resultado? Criações celebradas, com doses certeiras de elegância, fantasia, leveza e ousadia, sempre em desfiles majestosos.
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Com celebridades tão diferentes quanto Lady Gaga e Frances McDormand, Pierpaolo emplacou hits no tapete vermelho. No entanto, em 2020 as vendas caíram 27%, taxa um pouco acima da média do mercado.
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O verão prêt-à-porter 2022 da Valentino foi estrategicamente pensado para reverter essa situação. O desfile apresentou 96 looks mesclando estilos, como uma blusa de organza bordada à mão combinada a uma calça jeans larguinha.
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Pierpaolo disse ao The Business of Fashion que está planejando a reestruturação da Valentino. Quer imprimir uma lógica de alta-costura na empresa – o que deve resultar em aumento de preços e encerramento de linhas e pontos de vendas. Novos tempos.