IT GIRLS

ELLE.COM.BR

LINHA DO TEMPO DAS

Um breve histórico dos looks e belezas de mulheres que marcaram a história.

Por: Clara Novais
Fotos: Getty Images e Divulgação

Autênticas referências de moda, algumas mulheres parecem ter uma espécie de ímã que faz o mundo ficar de olho nas suas formas de se vestir, de se arrumar e de se portar. São as chamadas it girls. A seguir relembramos algumas delas.

ELLE.COM.BR

A primeira it girl da história foi a atriz estadunidense Clara Bow, ícone do cinema mudo. Ela estrelou o filme It, no qual sua personagem argumenta que algumas pessoas tem "isso" ("it", em inglês), "uma qualidade indefinível que torna alguém irresistível".

ELLE.COM.BR

Tudo o que a atriz francesa Brigitte Bardot usava na sua juventude virava tendência. Ela foi uma das primeiras a usar biquíni na praia, popularizou os vestidos leves e decotados, o chapéu floppy, as blusas ombro a ombro e as sapatilhas.

ELLE.COM.BR

ELLE.COM.BR

Ícone dos anos 1960, as influências de Twiggy na beleza seguem fortes até hoje com seu famoso delineado e cabelo pixie com risca lateral, que, naquela época, fez muitas mulheres passarem a tesoura nos fios.

A cantora e atriz Jane Birkin marcou época com suas minissaias acompanhadas de bota alta, nos anos 1960, e calças e shorts jeans de cintura alta, nos anos 1970. Outro marco foi a sua franja abaixo das sobrancelhas, quase cobrindo os olhos.

ELLE.COM.BR

Bianca Jagger ficou conhecida pelos blazers de lapela larga, calças de cintura alta e blusas desabotoadas até o umbigo. Rainha do Studio 54 e do disco-chic, tinha uma vida badaladíssima, mas atuou em diversas causas humanitárias.

ELLE.COM.BR

Queridinha de Yves Saint Laurent e Helmut Newton, Grace Jones encantava por seu visual andrógino e traços marcantes. Ela também foi uma das grandes influências do movimento power dressing dos anos 1980.

ELLE.COM.BR

Nos anos 1990, Sofia Coppola era uma it girl indie que adorava looks casuais, com muito jeans, camisetas gráficas e minissaias. O batom escuro quase nunca saía da sua boca, bem como o cabelo longo escorrido.

ELLE.COM.BR

Paris Hilton foi a grande ditadora de tendência dos anos 2000, com seus conjuntinhos Juicy Couture, botas UGG e os bonés Von Dutch. Também era rainha da cintura baixa, das minibolsas, dos maxióculos e dos looks metalizados.

ELLE.COM.BR

Junto com as suas irmãs, Kim Kardashian foi responsável por difundir a técnica de contorno na maquiagem, tornar febre o bodycon dress, levar os biker shorts para o universo da moda e fazer todo mundo exaltar os tons neutros.

ELLE.COM.BR

Zendaya é versátil, ousada, quebra padrões e faz tudo isso com exímia elegância, não à toa é disputada por grifes a todo momento. Para saber mais sobre a it girl do momento, confira este episódio do nosso podcast, ELLE News.

ELLE.COM.BR

ELLE.COM.BR

CLIQUE AQUI
para saber mais sobre o estilo e comportamento dessas it-girls