MULHERES

ELLE.COM.BR

indicadas AO OSCAR
DE MELHOR DIREÇÃO

Estas são
as únicas sete

Por: Clara Novais
Fotos: Getty Images e Reprodução

ELLE.COM.BR

Em quase um século de cerimônia, o Oscar teve 502 homens disputando como melhor diretor. O total de mulheres, no entanto, é apenas sete (e dessas, só uma saiu vencedora).

ELLE.COM.BR

Isso porque, em 2021, duas mulheres conseguiram o feito inédito de serem indicadas no mesmo ano. Antes de Chloé Zhao e Emerald Fennell eram apenas cinco. Confira quem são
elas a seguir:

ELLE.COM.BR

Lina Wertmüller

A italiana Lina Wertmüller foi a primeira indicada à categoria de melhor direção. Ela conseguiu o feito por Pasqualino sete belezas, em 1977, o 11º filme que dirigiu. Lina não levou a estatueta para casa.

ELLE.COM.BR

O reconhecimento da Academia só veio em 2019, quando foi homenageada com o Oscar honorário "por sua provocativa perturbação das normas sociais apresentadas com bravura por meio de sua arma de escolha: a lente da câmera".

ELLE.COM.BR

Foi preciso esperar 17 anos para que outra diretora fosse indicada. Em 1994, Jane Campion perdeu a estatura para Spielberg. A neozelandesa foi a diretora de Piano e venceu na categoria de melhor roteiro original.

Jane Campion

ELLE.COM.BR

Sucesso de crítica e público – com uma bilheteria de US$140 milhões no mundo todo –, o longa marcou a década de 1990. Jane levou a Palma de Ouro no Festival de Cannes e até hoje é a única mulher a receber a honraria.

ELLE.COM.BR

sofia coppola

Dez anos depois, Sofia Coppola apareceu na lista com o seu Encontros e desencontros. Filha de Francis Ford Coppola, ela vem trilhando seu próprio caminho como diretora desde As virgens suicidas.

ELLE.COM.BR

Naquele ano, não levou para casa o prêmio de melhor direção, mas ganhou com melhor roteiro original. Ela é a terceira geração de sua família a receber um Oscar.

ELLE.COM.BR

Em 2010, finalmente, uma mulher venceu! Kathryn Bigelow fez história com Guerra ao terror, que ainda lhe rendeu a estatueta de melhor filme.

Kathryn Bigelow

ELLE.COM.BR

Antes de anunciar o resultado, Barbra Streisand disse emocionada: "O momento chegou". Kathryn superou seu ex-marido James Cameron, que concorria por Avatar, filme de maior bilheteria de todos os tempos.

ELLE.COM.BR

Nas sete edições seguintes, apenas homens concorreram. Até que, em 2018, Greta Gerwig conquistou um espaço por sua estreia como diretora no filme Lady Bird: a hora de voar.

Greta Gerwig 

ELLE.COM.BR

Essa foi a primeira vez que uma mulher conquistou uma indicação em seu primeiro trabalho solo de direção.

ELLE.COM.BR

Em 2021, pela primeira vez na história, duas mulheres foram indicadas simultaneamente. Uma delas é Chloé Zhao, de Nomadland. Chinesa, com carreira estabelecida nos EUA, ela é a primeira mulher não-branca a concorrer.

Chloé Zhao

ELLE.COM.BR

O filme é baseado no livro Nomadland: surviving America in the twenty-first century, da jornalista Jessica Bruder. Chloé também concorre a melhor roteiro adaptado, melhor fotografia, melhor edição e melhor filme.

ELLE.COM.BR

A outra indicada em 2021 é Emerald Fennell. Conhecida por seu trabalho como atriz, especialmente na série The Crown, ela estreia como diretora em Bela Vingança.

Emerald Fennell

ELLE.COM.BR

Nesse conto de terror moderno, a protagonista, interpretada por Carey Mulligan, é uma mulher que finge estar bêbada a fim de atrair predadores sexuais e se vingar deles. Um humor ácido como resposta à cultura do estupro.

ELLE.COM.BR

clique aqui para
ler mais histórias
sobre o Oscar