Por: Mariane Morisawa Fotos: Getty Images, Divulgação e Reprodução
O diretor estadunidense tem um universo particular, marcado pelas cores pastel, simetria, movimentos de câmera lineares e atuações com timing bastante específico.
ELLE.COM.BR
ELLE.COM.BR
Não à toa, tem gente que vê seu jeitão nos lugares mais improváveis (a conta do Instagram @accidentallywesanderson rendeu até um livro).
ELLE.COM.BR
Anderson virou febre no TikTok no primeiro semestre, com pessoas fazendo vídeos de suas atividades mais cotidianas no estilo do diretor.
ELLE.COM.BR
Mas a verdade é que, por mais visualmente atraentes que sejam seus 11 longas-metragens, Anderson trata de temas como famílias disfuncionais, as dores do crescimento e luto em suas obras.
ELLE.COM.BR
Em setembro, ele exibe no Festival de Veneza The wonderful story of Henry Sugar, um curta-metragem baseado na obra de Roald Dahl, um dos seus ídolos e que estreia no mesmo mês na Netflix.
ELLE.COM.BR
A seguir, os filmes que você tem de assistir para entender o universo do diretor:
Três é demais (1998)
Max (Jason Schwartzman, na foto) é um adolescente que fica amigo de Herman (Bill Murray), pai de dois alunos da mesma escola que ele estuda. O longa ganhou o Film Independent Spirit Awards, o Oscar indie, de direção e ator coadjuvante (Murray). (Disponível na Star+)
ELLE.COM.BR
ELLE.COM.BR
Os excêntricos Tenenbaums (2001)
O patriarca Royal (Gene Hackman) volta anos depois de abandonar os três filhos. Chas (Ben Stiller), Margot (Gwyneth Paltrow, na foto) e Richie (Luke Wilson) foram crianças-prodígio que, adultos, estão perdidos na vida.
ELLE.COM.BR
Nessa animação em stop-motion, Anderson adapta o livro de Roald Dahl. No filme, o Sr. Raposo (voz de George Clooney), pai de família, recai em seus hábitos do passado, roubando frangos das fazendas vizinhas. (Star+)
O fantástico Sr. Raposo (2009)
ELLE.COM.BR
Em 1932, Madame D. (Tilda Swinton, na foto) morre misteriosamente no hotel. O concierge Gustave (Ralph Fiennes), seu amante, recebe um valioso quadro renascentista como herança, mas acaba preso, acusado de assassinato. (Star+)
O Grande Hotel Budapeste (2014)
ELLE.COM.BR
Um fotógrafo (Schwartzman, mais uma vez) leva o filho adolescente (Jake Ryan) a um acampamento para jovens gênios. Lá, o garoto encanta-se por uma colega (Grace Edwards) e o pai, pela mãe dela (Scarlett Johansson, na foto). Mas coisas estranhas acontecem por ali.