Conheça a trajetória de uma das mais respeitadas estilistas da alta moda
Por: Clara Novais Fotos: Getty Images e Divulgação
Conhecida pelo design de roupas vanguardistas, Rei Kawakubo nasceu em 11 deoutubro de 1942, em Tóquio. Mais velha de três irmãos, se formou em Literatura e Artes plásticas na Universidade de Keio.
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Iniciante, trabalhava coletando adereços e fantasias para sessões de fotos. Quando não conseguia encontrar o que precisava, criava as peças – e foi assim que ela começou, em 1967, como estilista autodidata.
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Iniciante, trabalhava coletando adereços e fantasias para sessões de fotos. Quando não conseguia encontrar o que precisava, criava as peças – e foi assim que ela começou, em 1967, como estilista autodidata.
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A primeira loja foi inaugurada em em Tóquio em 1975. Em seguida vieram as franquias. Já no início da década de 1980, com 80 funcionários e presença em 150 lojas multimarcas, a Comme des Garçons vendia 30 milhões de dólares por ano.
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Ainda no final da década de 1970, ela se envolveu profissional e amorosamente com o também designer japonês Yohji Yamamoto, outro interessado em desafiar as normas do vestir feminino. Estrearam no mesmo ano na Semana de Moda de Paris e chocaram a crítica.
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As assimetrias, os drapeados, os volumes inesperados e a presença de muito preto - além de toda originalidade - marcaram seu trabalho, que foi descrito, no início, como antimoda.
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Alguns designs não convencionais às vezes pareciam impossíveis de vestir, como os da coleção Dress Meets Body, Body Meets Dress (verão 1997), que contava com “corcundas”. Foi apelidada de "Quasímodo".
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A primeira fragrância da marca foi lançada em 1994. Unissex e com um frasco revolucionário, tinha aroma de chipre. Quatro anos depois veio o Odeur 53, chamado por muitos de anti-perfume: tinha notas de oxigênio, borracha queimada, pedra incandescente.
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Kawakubo criou com Adrian Joffe, seu marido e CEO da marca, o conceito de pop-up store. A primeira "loja de guerrilha", como era chamada, foi inaugurada em 2004 em Berlim. A ideia era investir pouco na decoração interior e durar no máximo um ano.
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A pop-up fez o maior sucesso e outras unidades pipocaram, de Varsóvia a Los Angeles. Em seguida, todas as marcas quiseram copiar a ideia. E copiaram. Resultado? A Comme des Garçons encerrou as lojas de guerrilha em 2008.
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Kawakubo e Joffe também criaram uma meca da alta moda em Londres, a Dover Street Market (DSM), em 2004. Designers famosos e iniciantes exibem suas coleções como bem entendem e dividem espaço com instalações de arte. "Um belo caos", define a estilista.
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Kawakubo foi a segunda estilista viva a ganhar uma exposição no Instituto do Museu Metropolitano de Arte, em 2017, com 120 criações à mostra. Paralelamente, o MET Gala homenageou a estilista e seu trabalho na Comme des Garçons.
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Aos 79 anos e com 55 anos de carreira, Kawakubo segue com olhar afiado: revelou recentemente que a dissonância, tema de interesse atual, pode nos levar para o próximo passo. E nesse ritmo ela vai andando sempre alguns passos à frente.