CAMILLA

ELLE.COM.BR

e a liberdade capilar

Capa da edição de maio da ELLE View, a vice-campeã do BBB defende que as mulheres negras possam usar o cabelo que quiserem, quando quiserem.

Por: Redação ELLE
Fotos: Pedro Pinho e Reprodução

DE LUCAS

Nascida em Nova Iguaçu, Camilla de Lucas começou a criar vídeos para o Youtube em 2017. Na pandemia, soube captar o timing do TikTok e logo em seguida aproveitou o BBB para se apresentar para o Brasil inteiro.

ELLE.COM.BR

Mas sua história não começa na internet. Camilla trabalhava em um escritório imobiliário e tinha planos de se formar na faculdade de contabilidade quando percebeu que poderia ter uma carreira como influenciadora.

ELLE.COM.BR

No Youtube, passou a falar sobre maquiagem, estilo e, principalmente, cabelo. Seu primeiro vídeo, "Como dar volume no cabelo crespo e cacheado", foi feito como uma resposta a quem vivia perguntando a ela sobre o tema.

ELLE.COM.BR

Foi em 2020, porém, que ela viu seu conteúdo extrapolar todas as fronteiras ao viralizar com o Saindo de fininho no TikTok e Reels. O humor e a criatividade de Camilla foram parar na boca (e no feed) de celebridades como Taís Araujo e Giovanna Ewbank.

Vídeo: Fabricio Barreto para ELLE

ELLE.COM.BR

"Eu já estava com muitas curtidas nas minhas redes sociais, mas, quando essas pessoas superconhecidas começaram a compartilhar meu trabalho, ele começou a ser ampliado."

ELLE.COM.BR

Graças ao sucesso, ela, que já havia tentado participar do BBB duas vezes, acabou sendo convidada para entrar no programa no grupo "camarote", em 2021. Dentro da casa, conquistou os participantes e o público pela sensatez ao enfrentar os conflitos.

ELLE.COM.BR

Assim como já fazia nas suas redes sociais, ela também levou para dentro do reality (e consequentemente para a casa de milhões de brasileiros) o debate sobre a importância do cabelo natural para pessoas negras.

ELLE.COM.BR

Em uma argumentação com o participante Rodolffo, ela explicou que estava passando pelo processo da transição capilar e o quanto falar sobre isso era importante não só para ela, mas para milhares de meninas negras.

ELLE.COM.BR

"Eu entrei com trança, mas como ela não dura tanto tempo, eu planejei: 'Vou levar a minha lace e, se não der certo, vou ficar com meu black”. Aquele foi um momento muito especial pra mim, mas eu não tinha a dimensão do que poderia causar aqui fora", disse ela em entrevista à ELLE View.

ELLE.COM.BR

"Algumas pessoas ainda acham que, quando você usa peruca, está querendo esconder o seu cabelo. E não é isso. Ali, naquele momento, foi justamente porque eu não tinha todos os itens para cuidar dele e a lace acabou sendo mais prática".

ELLE.COM.BR

Desde que saiu do confinamento, Camilla já teve que lidar com questionamentos nas redes sociais sobre o motivo de ainda usar o cabelo liso já que dentro da casa defendeu o cabelo natural, aos quais ela responde com firmeza.

ELLE.COM.BR

ELLE.COM.BR

"A minha escolha é deixar o cabelo natural. Mas também quero escolher em determinado dia usar o cabelo liso, porque eu gosto, isso não tem nada a ver com a minha identidade como mulher negra. Essa é uma conversa que as pessoas têm dificuldade de entender."

"Na internet, eu converso com as pessoas que me seguem, eu luto pela liberdade capilar, pela liberdade da mulher usar o cabelo que ela quiser, quando ela quiser."

ELLE.COM.BR

ELLE.COM.BR

Para ler a entrevista completa com Camilla de Lucas na ELLE View (e conferir todas as fotos do ensaio), assine nossa revista digital aqui.