SAMAMBAIA

ELLE.COM.BR

COMO CUIDAR DA SUA

Por: Vanessa D'Amaro
Fotos: Getty Images e Unsplash

Nos anos 1970, as samambaias reinavam na casa da família brasileira, juntamente com pratos Duralex e papéis de parede estampados.

ELLE.COM.BR

Com a passar dos anos, essas plantas do grupo das pterodófitas foram perdendo a popularidade. Chegaram a ser chamadas de cafonas e ganharam a pecha de "planta de vó".

ELLE.COM.BR

Mas eis que veio a onda urban jungle, que enche a casa de verde, com plantas por todo lado. E a samambaia voltou em grande estilo.

ELLE.COM.BR

Foto: @umbotaniconoapartamento

"Em tempos tão difíceis, conviver com as plantas é uma atitude terapêutica e conseguir adicionar essa memória afetiva é um alento",  diz o doutor em botânica Samuel Gonçalves, criador do canal Um Botânico no Apartamento, no YouTube.

ELLE.COM.BR

Foto: @umbotaniconoapartamento

A receita para cuidar de uma samambaia é simples: ela precisa ficar protegida do vento em um espaço com bastante claridade, mas longe do sol direto. Ou seja, é perfeita para ser cultivada dentro do apartamento.

ELLE.COM.BR

Acomodá-la na altura da janela, para que ela possa receber luz, é uma boa escolha. Ela não é enjoada, mas exige atenção: regue diariamente e borrife as folhas, porque a espécie precisa dessa umidade.

ELLE.COM.BR

Geralmente, quando você compra uma samambaia, ela vem com um substrato que não segura a irrigação. Transfira a planta para um vaso maior, com um substrato rico em matéria orgânica, aconselha Samuel.

ELLE.COM.BR

Turfa, musgo sphagnum, húmus de minhoca e cascas de pinus são alguns dos materiais indicados para compor o substrato, recomenda Juliana Caldana, do Sítio Esmeralda, especialista em produção de samambaias na região de Holambra.

ELLE.COM.BR

O vaso de xaxim não existe mais no mercado desde que a planta passou a ficar ameaçada de extinção. No lugar dele, o suporte de fibra de coco, que retém muita umidade, tornou-se uma alternativa viável.

ELLE.COM.BR

Com relação à adubação, o mais indicado são os adubos específicos para samambaias, que têm maior concentração de nitrogênio e podem ser facilmente encontrados em floriculturas. "Prefira o adubo líquido ao granulado. É difícil errar na quantidade com ele", ensina Samuel.

ELLE.COM.BR

Para criar mudas novas em casa, a maneira mais fácil é a reprodução por touceiras. "O ideal é separar os rizomas, ou seja, aquela parte cabeluda com as raízes e composta por alguns ramos e folhas para criar uma muda", orienta Samuel.

ELLE.COM.BR

Diferentemente de algumas ervas e flores, que têm ciclos curtos de vida, a samambaia é uma planta perene. Ou seja, se você cuidar bem da sua amiga folhuda, ela vai ficar com você por muitos e muitos anos!

ELLE.COM.BR

ELLE.COM.BR

Quer conhecer algumas primas das samambaias para compor sua urban jungle? Clique aqui!