"Perfume é um meio de comunicação invisível que conversa com as pessoas ao nosso redor sem que precisemos emitir uma palavra", analisa a especialista em perfumes Helen Augusto.
ELLE.COM.BR
Isso acontece porque o olfato tem conexão direta com o hipotálamo, que controla as nossas emoções e faz com que o cheiro tenha influência na forma como o outro nos vê e se lembra da gente.
ELLE.COM.BR
Com tantas opções no mercado, escolher um aroma para chamar de seu pode ser um desafio. Para ajudar você nesta tarefa, damos alguns caminhos possíveis que facilitam a escolha.
ELLE.COM.BR
É comum encontrar testes que indicam perfumes de acordo com a sua personalidade, mas a especialista aponta que o mais importante é seguir o seu gosto pessoal.
ELLE.COM.BR
1. CONFIE NOS SEUS SENTIDOS
"Costumam indicar notas de baunilha e especiarias para mulheres que têm características consideradas fortes enquanto os florais são direcionados para as românticas, mas isso nem sempre faz sentido".
Gostou de algum aroma usado por uma amiga? Pergunte a ela qual era. Não gostou? Faça o mesmo. Caso não tenha nenhuma referência, experimente fragrâncias em multimarcas como a Sephora ou no Free Shop.
ELLE.COM.BR
2. TENHA REFERÊNCIAS DE FRAGRâNCIAS
"O inverno é perfeito para um perfume mais parrudo. Já o verão é o momento de usar frescores que prolongam a sensação do banho". Essa alternância é boa até para quem gosta de ter uma fragrância única já que os aromas têm influência direta no nosso bem-estar.
ELLE.COM.BR
3. UM PARA CADA ESTAÇÃO
Na época mais quente do ano, o melhor é apostar em fragrâncias frescas que pertencem aos cítricos, aos fougère e aos florais leves. Um toque amadeirado e de especiarias também pode combinar. Exemplos de flores leves: peônia, magnólia e lótus.
ELLE.COM.BR
PERFUMES DE VERÃO
Quando a temperatura está baixa, aposte em fragrâncias intensas. Elas fazem parte dos amadeirados, dos florais opulentos e gourmand. Flor-de-laranjeira, jasmim e rosa são consideradas encorpadas.