Por: Fernanda Meneguetti Fotos: Unsplash e divulgação
Num dia difícil – ou inspirado – de 1919, em um café de Florença, na Itália, o Conde Negroni pediu um Americano (Campari, vermute, água com gás) com gim no lugar da água...
ELLE.COM.BR
Sem saber, ele tinha inventado um dos maiores clássicos da coquetelaria. Amarguinho, profundo e doce, o Negroni tradicional é feito com 30 ml de gim, 30 ml de Campari e 30 ml de vermute tinto.
ELLE.COM.BR
A fórmula ⅓ + ⅓ + ⅓ não falha, porém alguns truques fazem toda a diferença. Vamos a eles!
ELLE.COM.BR
Tradicionalmente, uma casca de laranja, com a parte laranja para cima, é torcida sobre o copo para liberar aromas. Hereges mergulham uma fatia da fruta no drinque...
ELLE.COM.BR
Gelinho ou gelão, eis a questão! O Negroni deve ser tomado gelado, e não aguado. Portanto, deve ser servido com um cubo grande, que vai derreter lentamente. Ou, então, com uma quantidade de pedras que seja suficiente para gelar bem o drinque e impedir que elas derretam rapidamente.
ELLE.COM.BR
Ainda sobre o gelo, ele deve ser cristalino: use água mineral e deixe congelar o mais lentamente possível. Vale aumentar a temperatura do freezer e acomodá-lo dentro de um isopor ou uma caixa térmica.
ELLE.COM.BR
Há muitas variações de Negroni: o Sbagliato troca o gim por prosecco; o Boulevardier, por bourbon. E ninguém impede que o destilado seja substituído por mezcal, rum, cachaça...
ELLE.COM.BR
Redondo ou quadrado, a tradição pede copo baixo. Já os refrescantes Sbagliatos vão em taças, como seu primo, o Aperol Spritz. E, sim, vale ser criativo!
ELLE.COM.BR
Você pode aromatizar o seu Negroni trocando a casquinha de laranja por alecrim, manjericão ou canela. Ou siga a dica do bar Bagaceira: guarde grãos de café e semente de cumaru dentro do vermute a ser usado.
ELLE.COM.BR
Já a Casa Rios carameliza um abacaxi na brasa e deixa perfumar o Campari por uma semana antes de colocá-lo em ação.
ELLE.COM.BR
De tão popular, esse coquetel tem uma semana dedicada só para ele. Desde 2013, bares do mundo todo participam da Negroni Week. No Brasil, este ano, o evento acontece de 13 a 19 de setembro em 138 casas de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Clique aqui para ver a lista completa de participantes.
ELLE.COM.BR
O Astor, por exemplo, deu uma suavizada no drinque. Para a #negroniweek, criou o Ginger Negroni: 30 ml de Campari + 30 ml de vermute tinto + 5 ml de gim + ginger beer até completar o copo. Bem fresquinho!
ELLE.COM.BR
Já o bar Negroni lançou o subversivo White Negroni. Além de esbranquiçar a “Red Passion”, ainda usa 40 ml de gim infusionado com limão-siciliano e taiti + 40 ml de vermute branco + 10 ml de xarope de açúcar + 2 ml de concentrado de genciana e quina.