Nem duro nem aguado. Quer saber o segredo para conseguir um sagu com textura perfeita? O preparo é fácil, mas tem alguns macetes.
ELLE.COM.BR
ELLE.COM.BR
Primeira informação: não se deixe enganar por essa carinha de comida instantânea do sagu. Essas delicadas bolinhas brancas levam pelo menos uns 40 minutos para cozinhar.
ELLE.COM.BR
Segundo ponto fundamental: não adicione o açúcar no início do cozimento. O líquido pode virar uma calda antes da hora e o sagu vai encruar.
Foto: Unsplash
ELLE.COM.BR
Dito isso, para 6 porções você vai precisar de: 1 xícara de sagu, 1 pedaço de pau de canela, 3 cravos, 2 ½ xícaras de vinho tinto e 7 colheres (sopa) de açúcar.
ELLE.COM.BR
Coloque o sagu numa tigela e despeje água até cobrir as bolinhas. Elas vão absorver o líquido rapidamente. Coloque mais água até cobrir novamente e deixe descansar por 30 minutos.
ELLE.COM.BR
Quando faltarem uns 10 minutos para terminar o tempo de descanso do sagu, meça 8 xícaras de água numa panela e acrescente a canela e os cravos. Leve ao fogo até ferver.
ELLE.COM.BR
Coloque o sagu na água fervente e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos. Fique por perto e mexa com frequência, para não grudar no fundo.
ELLE.COM.BR
Escorra o sagu numa peneira, rapidamente. Não precisa escorrer completamente o líquido. Volte o sagu para a panela e acrescente o vinho e o açúcar.
ELLE.COM.BR
Cozinhe por cerca de 15 minutos, mexendo sempre, até o líquido engrossar e restarem apenas alguns pontos brancos nas bolinhas – fora do fogo, elas vão ficar completamente transparentes e o sagu vai engrossar mais.
ELLE.COM.BR
Transfira para uma travessa e deixe esfriar. Passe para a geladeira e sirva gelado.
ELLE.COM.BR
Quer aprender a fazer um creme inglês para deixar o sagu muito mais gostoso? Clique aqui!