Por: Patricia Oyama Fotos: Unsplash e Getty Images
COMO
Macarrão é um dos ingredientes mais práticos, versáteis e fáceis de preparar, certo?
ELLE.COM.BR
Tudo verdade. Mas alguns cuidados são fundamentais para que a massa tenha a textura perfeita e não vire uma gororoba grudenta.
ELLE.COM.BR
Primeira medida: use uma panela grande com bastante água, para que o macarrão tenha espaço de sobra para se espalhar durante o cozimento.
ELLE.COM.BR
Quando a água ferver, adicione sal. A quantidade? Os italianos dizem que ela deve ficar salgada como a água do mar.
ELLE.COM.BR
Óleo na água para o macarrão não grudar? Nem pensar! Óleo ou azeite na hora do cozimento vão criar uma película na massa que vai atrapalhar na absorção do molho.
ELLE.COM.BR
Só coloque o macarrão na água quando ela estiver em plena ebulição. E nunca quebre o espaguete para fazer caber na panela, isso mataria a mamma de desgosto. Lembre-se do passo 1: macarrão precisa de panela grande e muita água.
ELLE.COM.BR
Ligue o cronômetro, acione a Alexa, faça o que for preciso, mas respeite o tempo de cozimento indicado na embalagem. A massa deve ficar al dente, ou seja, cozida, mas ainda firme.
ELLE.COM.BR
Assim que o macarrão estiver no ponto escorra a massa imediatamente. E nada de colocar o escorredor debaixo da torneira de água fria para interromper o cozimento! Isso tiraria boa parte do amido, que ajuda a massa a aderir ao molho.
ELLE.COM.BR
Para que o macarrão não continue cozinhando com o calor e passe do ponto, a solução é uma só: coma imediatamente. Deixe o molho pronto, a mesa arrumada e todo mundo a postos. Macarrão é assim: cozinhou, serviu, comeu!