Quem ama plantas e exibe com orgulho seus vasos sabe bem da ansiedade que bate na hora de planejar alguns dias fora de casa. Quanto maior o tempo de viagem, maior a preocupação. Mas você não precisa desistir da programação para garantir o bem estar das suas queridas.
ELLE.COM.BR
Se for ficar fora apenas por um final de semana, não há motivo para se preocupar. “Uma boa rega já é suficiente”, conta o arquiteto paisagista, Felipe Stracci, que, junto com Luciana Pitombo, comanda o escritório Plantar Ideias.
ELLE.COM.BR
De modo geral, para viagens de até uma semana, seguindo os cuidados para manter a umidade, as plantas vão sobreviver. A partir de 15 dias fora de casa, é necessário ter alguém para ajudar, avisa Julia Rettmann, arquiteta e sócia de Denise Yui, no ateliê botânico Selvvva.
A seguir, confira dicas espertas para manter as plantas saudáveis e à sua espera enquanto você curte alguns bem merecidos dias off.
ELLE.COM.BR
Antes de checar a previsão do tempo do seu destino, verifique como estará a temperatura onde você mora para prever a quantidade de dias que a vegetação vai suportar sem os seus cuidados. O calor excessivo, por exemplo, evapora com mais rapidez a água.
ELLE.COM.BR
Atenção à localização dos vasos. Reservar um lugar com iluminação natural indireta e boa ventilação é essencial para uma planta saudável. “Ventilado, mas não com vento constante, e com luz na medida para assegurar a umidade”, explica a paisagista Catê Poli.
ELLE.COM.BR
Para muitas espécies, uma boa chuveirada fria garante a umidade por até quatro dias. “Esse recurso ajuda a hidratar as raízes e a deixar a terra bem irrigada”, ensina Julia Rettmann. Coloque os vasos no boxe ou até debaixo de uma torneira e deixe a água irrigar a terra e escoar por completo.
ELLE.COM.BR
Outra dica valiosa, principalmente para viagens de até 10 dias, é unir todos os vasos da casa e cobri-los com um saco plástico, como se fosse uma estufa. A umidade e o vapor vão permanecer ali, ajudando no ciclo natural das espécies.
ELLE.COM.BR
E o truque da garrafa pet? Funciona mesmo: “Emborcar na terra uma garrafa pet com furinhos de alfinete na tampa, por exemplo, vai garantir uma irrigação lenta e contínua por alguns dias”, explica a paisagista Catê Poli.
ELLE.COM.BR
Aproveite os recursos disponíveis: em uma visita a uma loja de jardinagem, você vai descobrir ótimos aliados para cuidar do seu cantinho verde. Substratos que ajudam a reter água, irrigadores automáticos e gotejadores são alguns exemplos.
ELLE.COM.BR
No retorno ao lar, dedique um tempo para as suas verdinhas. Usar a dica da chuveirada para hidratar e limpar a folhagem, adubar a terra, tirar as folhas secas, verificar se há bichinhos e fazer a poda também fazem parte dos cuidados imediatos após o retorno.
ELLE.COM.BR
Se as folhas estiverem murchinhas, não se desespere, porque na maioria dos casos a planta está viva. “É possível recuperá-las hidratando bem as raízes e deixando o torrão de molho por um tempo”, fala Julia Rettmann.