Pintar a parede é uma maneira prática e relativamente barata de renovar um cômodo. E você mesmo pode fazer isso.
ELLE.COM.BR
Foto: Unsplash
Ao trocar a cor de um cômodo, mudamos completamente a atmosfera do ambiente. A seguir, confira dicas de dois experts no assunto: a arquiteta Luciana Uras, do Studio Arquiteturas, e de Michell Lott, diretor criativo e consultor de cores da Suvinil.
ELLE.COM.BR
Foto: Studio Arquiteturas
Primeiro passo: qual cor escolher? O ponto de partida deve sempre ser o seu gosto pessoal. Gosta de azul? Veja opções nessa matiz. Se adora amarelo, mas acha muito chamativo, procure uma variação mais fechada.
ELLE.COM.BR
Foto: Unsplash
Pense também em qual sensação você quer que aquele ambiente provoque. Para criar um clima mais calmo, por exemplo, vá para os tons mais claros.
ELLE.COM.BR
Foto: Unsplash
Se prefere algo mais introspectivo, opte pelos mais escuros.
ELLE.COM.BR
Foto: Unsplash
Agora, se você quer um canto com personalidade única, aposte nos tons vibrantes. "Só não indico tons excitantes demais para espaços como o home office, pois podem amplificar o estresse", diz Luciana Uras.
ELLE.COM.BR
Foto: Getty Images
Uma opção que tem feito muito sucesso é criar formas em pontos específicos da parede. Para Michell Lott, as paredes bicolores também ajudam a trazer afetividade para os espaços. "São meio vintage, porque lembram a casa das nossas avós, a escola que estudamos na infância..."
ELLE.COM.BR
Foto: @lottlott
Vai encarar a pintura? Então, atenção às dicas! Primeiro: para garantir que a cor fique realmente como você espera, analise a iluminação da parede que vai recebê-la. Faça um teste pintando só um cantinho para entender como a luz interage com a cor naquele ambiente.
ELLE.COM.BR
Foto: Unsplash
Verifique se a parede tem alguma infiltração ou mofo, que podem atrapalhar a durabilidade da pintura. Prepare a área lixando a superfície para garantir que a tinta tenha maior aderência e não descasque. Em seguida, passe um pano úmido para remover as impurezas.
ELLE.COM.BR
Foto: Unsplash
Afaste os móveis e forre o chão para não correr o risco de respingar tinta sobre eles. Use uma fita crepe grossa para proteger janelas e rodapés ou para criar arcos, outros desenhos ou delimitar meia parede.
ELLE.COM.BR
Foto: Unsplash
É preciso diluir a tinta para que ela fique mais fácil de aplicar – siga as instruções do fabricante. Use um rolo de lã de pelo baixo para preencher o espaço e um pincel para pintar cantos.
ELLE.COM.BR
Foto: Unsplash
A dica para ficar uniforme é desenhar um N, sempre partindo de cima para baixo. As cores mais escuras costumam pedir três demãos e as mais claras, duas.
ELLE.COM.BR
Foto: Unsplash
Espere cerca de quatro horas entre cada demão para a tinta secar completamente. E não se desespere se parecer manchado no meio do processo: a tinta vai uniformizando à medida que seca e, se estiver ruim, é só passar mais uma demão.