Por: Pedro Camargo Fotos: Getty Images e Divulgação
No ano passado, o cantor sertanejo Lucas Lucco fez uma harmonização facial e não gostou do resultado. E agora? Como reverter o processo?
ELLE.COM.BR
ELLE.COM.BR
É preciso tomar cuidado porque, segundo Armando Hipólito, dentista especialista no assunto, a harmonização é um conjunto de procedimentos que, nem sempre, podem ser revertidos.
"Você tem o botóx, o fio, o microagulhamento, a bichectomia e, claro, o preenchimento com ácido hialurônico, que é o mais popular atualmente", explica Armando.
ELLE.COM.BR
ELLE.COM.BR
O único que dá para voltar atrás é o preenchimento. “Mas, esse é um processo que sai quase no mesmo valor da própria harmonização”, diz o cirurgião Victor Cutait.
De acordo com o dermatologista Thales Bretas, a molécula injetada no rosto é produzida naturalmente pelo corpo. Ou seja, no passar de até 12 meses, os efeitos vão embora sozinhos.
ELLE.COM.BR
ELLE.COM.BR
No caso de você imediatamente não ter gostado do resultado o cenário muda: a única saída é a aplicação da hialuronidase, uma enzima que dissolve o ácido hialurônico.
"Ainda que seja raro, existem riscos com o preenchimento. O paciente precisa estar ciente disso quando topa fazer a harmonização", diz Armando.
ELLE.COM.BR
ELLE.COM.BR
Por isso, antes de fazer o procedimento, você precisa assinar um termo de responsabilidade. No caso de alguma complicação, a hialuronidase é aplicada gratuitamente.
Mas, se você somente não curtiu o visual pós-aplicação, vai ter que pagar para desfazer a harmonização.
ELLE.COM.BR
ELLE.COM.BR
“Pesquise bastante e encontre um profissional em que você confie para executar o preenchimento”, aconselha o Thales. “Não entre nessa pela tendência”, reforça Armando.
ELLE.COM.BR
Quer saber mais sobre a “desarmonização facial”? Clique aqui!