Conheça a história Do vestido que virou hit no TikTok.
Como surgiu
Por: Jéssica Alves Fotos: Getty Images, Divulgação e Reprodução
O Chanel Couture Chain, ou chain dress, nasceu em 1992 pelas mãos de Karl Lagerfeld em sua primeira década como diretor criativo, cargo assumido por ele após a morte da estilista e em meio a uma fase difícil para a grife.
ELLE.COM.BR
Quando o kaiser começou sua trajetória na maison, em 1983, ele recuperou o crédito da grife. O estilista entendia como ninguém o que os jovens desejavam, sem deixar de lado os clássicos da marca..
ELLE.COM.BR
ELLE.COM.BR
À vontade para experimentar, sua coleção de alta-costura da verão 1992 trouxe no corpo da modelo Christy Turlington um vestido com modelagem simples, justo, na cor preta e com correntes de ouro e camélias.
ELLE.COM.BR
Naquela mesma temporada, Naomi Campbell usou o vestido em uma campanha e, a partir daí, a peça se tornou um item atemporal, reverenciado até pela cultura pop, como no mangá Sailor Moon, de 1996.
ELLE.COM.BR
O chain dress também chegou ao cinema, no filme Abraços Partidos, de 2009, no qual a personagem de Penélope Cruz, Lena, usa o vestido para simbolizar as correntes que sua personagem carrega consigo na trama.
ELLE.COM.BR
Em 2019, a modelo Lily-Rose Depp usou o chain dress no Met Gala e reacendeu a fama da peça, principalmente entre a nova geração, inspirando usuários do TikTok a criarem suas próprias versões do vestido original dos anos 1990.