Eles tornam a casa muito mais aconchegante, acrescentam cor e textura ao ambiente. Mas o efeito dos tapetes no décor pode ir muito além disso.
Foto: Stephanie Harvey / Unsplash
ELLE.COM.BR
"Uma boa peça serve tanto para marcar com sutileza os limites de um ambiente quanto para criar o link entre os móveis soltos no espaço", diz Karen Pisacane, arquiteta à frente do escritório paulistano que leva seu nome.
ELLE.COM.BR
Foto: Martin Sanchez / Unsplash
Na hora de escolher um modelo, uma dica: os fabricados com materiais sintéticos, como náilon e poliéster, oferecem manutenção simples. Os de fibras naturais, como lã, algodão e sisal, exigem mais cuidado, mas em compensação oferecem texturas mais ricas.
ELLE.COM.BR
Foto: Julien Lanoy / Unsplash
ELLE.COM.BR
Confira, a seguir, dez ideias para Valorizar e renova ambientes com a ajuda dos tapetes.
Foto: Spacejoy / Unsplash
A arquiteta Patricia Martinez combinou três kilims da By Kamy para desenhar um canto de estar nesta varanda. Um mesmo modelo aparece em positivo e negativo, preto e branco, e ambos são conectados por um desenho geométrico mais forte, que completa o espaço.
ELLE.COM.BR
Foto: Evelyn Müller
ELLE.COM.BR
Foto: Thiago Travesso
Neste projeto da arquiteta Karen Pisacane, o tapete colorido da Punto e Filo, que os moradores já tinham, ganhou a companhia de dois modelos de tear produzidos pela Koord. Paleta respeitada e proporções equilibradas fizeram da sala um dos espaços mais descolados da casa.
ELLE.COM.BR
Foto: Julia Ribeiro
O modelo indiano da Botteh Tapetes delimitou a área dos móveis e criou uma sensação de aconchego na sala, reforçada pela escolha da cor quente, mas suave. Trabalho em conjunto do Studio Ana Veirano e PA Interiores, na zona sul de São Paulo.
ELLE.COM.BR
Foto: Denilson Machado/MCA Estúdio
Mesmo sem cores é possível desenhar. Prova disso está no modelo de náilon tufado em alto relevo geométrico, da Casa Julio. A escolha do arquiteto Henrique Ramalho para o apartamento de Niterói (RJ) deixou o living muito mais aconchegante com a cobertura felpuda sobre o porcelanato.
ELLE.COM.BR
Foto: Julia Ribeiro
Escolhido para ser o ponto alto do apartamento paulistano, o kilim da Koord pautou a escolha das cores de todas as outras peças ao seu redor. Ideia do escritório paulistano de Fernanda Nasser e Luiza Amaral, sócias no Concretize Interiores.
ELLE.COM.BR
Foto: Denilson Machado/MCA Estúdio
A arquiteta Virna Carvalho escolheu um piso único para este apartamento no Rio de Janeiro. Ao ambientar os móveis, tirou partido de tapetes indianos de lã e algodão, da Khaleb Tapetes. "A sinergia dos produtos artesanais traz equilíbrio e bem-estar para os ambientes", diz.
ELLE.COM.BR
Foto: Rafael Renzo
Originalmente, a arquiteta Carina Dal Fabbro pensou em usar um único tapete para este ambiente, mas resolveu apostar no casamento entre dois modelos do mesmo tamanho, um em degradê com outro de sisal, da Phenicia Tapetes. "Isso trouxe uma riqueza de texturas interessante", explica.
ELLE.COM.BR
Foto: Manuela Faria
A cama e o cantinho do relax, com a chaise, ficaram próximos, mas devidamente separados pela combinação de um tapete de sisal com uma pele de vaca da Mimos Tapetes. Solução do trio André Oliveira, Manuela Faria e Rodrigo Gimenes, da equipe da Tribeira Arquitetura.
ELLE.COM.BR
Foto: Joana França
Diante dos móveis de linhas retas escolhidos pelo trio do escritório brasiliense Bloco Arquitetos, um modelo de desenho orgânico era o que faltava para deixar o ambiente menos formal. A peça tem design de Rodrigo Ohtake para Punto e Filo.
ELLE.COM.BR
Foto: Monica Assan
Tapetes listrados, como este modelo artesanal de sisal e algodão de Fernando Jaeger, criam um efeito visual surpreendente. "Repare que ele direciona nosso olhar", avalia Vivian Tonglet, sócia de Cláudio Helzel no escritório paulistano Compondo Arquitetura.