Por: Clara Novais Fotos: Getty Images e Divulgação
Usado apenas por quatro pessoas na história, a última por Beyoncé na campanha About Love, a pedra de 128 quilates da Tiffany & Co. tem valor incalculável por não estar à venda (mas já foi estimado em 30 milhões de dólares).
ELLE.COM.BR
A pedra preciosa foi adquirida por Charles Lewis Tiffany, em 1878. Trata-se de uma gema Fancy Yellow que tinha 287,42 quilates em sua forma bruta. Ela foi fundamental para coroar Charles como "rei dos diamantes" (na época, ele pagou US$ 18 mil por ele).
ELLE.COM.BR
O formato escolhido foi o cushion, que proporciona um brilho de diamante redondo, mas em uma configuração que aproveita melhor o material bruto. Ele tem inéditas 82 facetas – o comum são 58 – e pouco mais de 2,5 cm de largura.
ELLE.COM.BR
A primeira vez que ele foi usado foi com Mary Whitehouse em um baile filantropo da própria joalheria, em 1957. A ideia era justamente que o Diamante Tiffany fosse um dos atrativos do baile.
ELLE.COM.BR
A segunda vez, a mais marcante, foi com Audrey Hepburn, em 1961, nas fotos do filme Breakfast at Tiffany's. Na ocasião, o Diamante Tiffany foi colocado no colar Ribbon Rosette, desenhado por Jean Schlumberger, famoso designer da marca.
ELLE.COM.BR
Depois disso, passaram quase 34 anos até que ele aparecesse publicamente. Em 1995, foi acoplado ao broche Bird on a Rock para uma retrospectiva em homenagem póstuma a Schlumberger no Musée des Arts Décoratifs, em Paris.
ELLE.COM.BR
Como é extremamente raro ver alguém usando a peça, rolou o maior burburinho quando Lady Gaga chegou ao Oscar de 2019 com ele. Foi a primeira vez que ele apareceu em uma premiação.
ELLE.COM.BR
Ele retornou aos holofotes com Beyoncé em 2021, em um momento que nasceu icônico por diversos motivos. O primeiro deles é a reunião do casal Beyoncé e Jay-Z em uma campanha pela primeira vez.
ELLE.COM.BR
Além disso, chama muita atenção o quadro Equals Pi, pintado por Basquiat em 1982. É uma obra nunca antes vista, adquirida pela Tiffany & Co. de um colecionador particular, que possui o azul característico da marca.
ELLE.COM.BR
E, claro, a aparição do Diamante Tiffany. Sendo a quarta pessoa da história a usar a joia, Beyoncé é também a primeira mulher negra a vesti-lo. Nas fotos, ela evoca Audrey Hepburn em Bonequinha de luxo com um vestido preto e coque alto.
ELLE.COM.BR
Foi Schlumberger quem teve a visão de que o diamante deveria ser acoplado a diversas joias, em vez de compor um design fixo. O fundador da marca, por sua vez, decidiu que ele deveria ficar disponível para a apreciação do público em vez de pertencer a uma única pessoa.