Histórias de estilistas já renderam diversos filmes e séries. Só a biografia de Coco Chanel foi revisitada em um punhado de produções. Confira a seguir algumas delas – baseadas em fatos reais.
ELLE.COM.BR
Coco antes de Chanel (2009)
Como o título sugere, o filme mostra o caminho da francesa, interpretada por Audrey Tautou, de uma garota humilde com talento para costura, além de cantora de cabaré, à estilista que revolucionou a moda. Baseado no livro A era Chanel. Disponível no Telecine Play.
ELLE.COM.BR
ELLE.COM.BR
Coco Chanel & Igor Stravinsky (2009)
O filme mostra o romance entre Chanel (Anna Mouglalis) e Stravinsky (Mads Mikkelsen), quando ele viveu exilado na França, após a Revolução Russa, e se hospedou na casa dela para que tivesse tranquilidade para compor.
ELLE.COM.BR
Saint Laurent (2014)
O filme retrata a vida de Yves Saint Laurent (Gaspard Ulliel), de 1967 a 1976, auge de sua carreira. Mostra sua relação com Pierre Bergé, os casos extraconjugais e os excessos. O longa traz Aymeline Valade como Betty Catroux e Léa Seydoux como Loulou de la Falaise (Globoplay).
ELLE.COM.BR
Apesar de levar Versace no título, a série se debruça sobre os assassinatos que Andrew Cunanan cometeu, incluindo o do estilista. A produção traz Penélope Cruz como Donatella Versace, e Ricky Martin como o companheiro de Gianni (Netflix).
American crime story: o assasinato de Gianni Versace (2018)
Trama fantasma (2017)
ELLE.COM.BR
No filme de Paul Thomas Anderson, Daniel Day Lewis interpreta um estilista consagrado que busca inspiração em sucessivas mulheres, na década de 50, até se apaixonar por Alma. O papel foi inspirado em Cristóbal Balenciaga. Vencedor do Oscar de melhor figurino.
Halston (2021)
ELLE.COM.BR
A série da Netflix relembra o império que Halston (Ewan McGregor) – um dos mais importantes estilistas estadunidenses – construiu nos anos 70 e que viu ruir na década seguinte, entre as noitadas no Studio 54, os amantes e as amizades de Liza Minnelli e Elsa Peretti.