artistas

cinco

ELLE.COM.BR

para escutar em 2022

Do jazz ao rap,

Por Pedro Alexandre Sanches
Fotos: Divulgação

De Pernambuco a São Paulo, do hip hop à MPB, ELLE destaca a seguir cinco nomes para você escutar neste ano que se inicia. Aumente o volume!

ELLE.COM.BR

Formado por um filho (José Gil) e dois netos de Gilberto Gil (João e Francisco Gil), os Gilsons lançaram em 2019 uma versão delicada de “Várias queixas”, do Olodum. Em fevereiro, apresentaram seu primeiro álbum, Pra gente acordar.

ELLE.COM.BR

Tasha & Tracie reforçam desde 2019 o levante feminino no hip hop. No ano passado, lançaram o EP Diretoria, em que versam sobre moda (“Amarrou”), dinheiro (“SUV”), sexo (“Cheat code”), além de participar do álbum Roteiro pra Aïnouz (Vol. 2), de Don L.

ELLE.COM.BR

Discípula de Pabllo Vittar, a cantora e compositora Urias lançou em janeiro a segunda parte do álbum Fúria, cuja primeira leva chegou às plataformas no ano passado, em que passeia por faixas dúbias (“Racha”), românticas (“Explícito”) e provocativas (“Cadela”).

ELLE.COM.BR

O que distingue OQuadro é o formato de banda, raro no hip hop. O grupo baiano lançou no fim de 2021 seu terceiro álbum, Preto sem açúcar, com participações de Jorge du Peixe (Nação Zumbi), Russo Passapusso, Xênia França e o trio Tuyo, entre outros.

ELLE.COM.BR

Pianista de jazz, Amaro Freitas tem sido mais acolhido e admirado no exterior (ele lança seus trabalhos pelo selo inglês FarOut) do que no Brasil. Em 2021, lançou seu terceiro álbum, Sankofa, em que reverencia grandes instrumentistas brasileiros.

ELLE.COM.BR

ELLE.COM.BR

Conversamos com Baco Exu do Blues sobre seu novo álbum, Quantas vezes você já foi amado?