anderson

GILLIAN

ELLE.COM.BR

de Arquivo X
a The Crown

Por: Gustavo Balducci
Fotos: Getty Images e Divulgação

Uma agente do FBI, uma primeira-ministra e uma sexóloga. Esses são só alguns dos papeis de destaque de Gillian Anderson.

ELLE.COM.BR

No Emmy 2021, ela levou o prêmio de melhor atriz coadjuvante em série dramática por sua interpretação da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, na quarta temporada de The Crown (Netflix).

ELLE.COM.BR

Mas essa foi a segunda vez que Gillian venceu o Emmy. Em 1997, ela levou o prêmio de melhor atriz em série dramática pelo papel da agente do FBI Dana Scully em Arquivo X, série que marcou os anos 90. Foram 11 temporadas (1993-2002) e duas adaptações para o cinema (1998 e 2008).

ELLE.COM.BR

Ao lado de Fox Mulder (David Duchovny), que acredita na existência de seres extraterrestres, Dana parte de seu ceticismo para investigar os mais variados mistérios sobrenaturais. Inteligente, forte e independente, a personagem inspirou mulheres da vida real a seguir carreira na ciência.

ELLE.COM.BR

Um fato curioso é que os fãs de Arquivo X que torceram para que Scully e Mulder engatassem um romance nas telas foram responsáveis pela popularização do verbo “shippar” na cultura pop. Mas eles tiveram que esperar até a sétima temporada para assistir ao primeiro beijo do casal.

ELLE.COM.BR

Além do mais recente ano de The Crown, Gillian pode ser vista na terceira temporada de Sex Education, que estreou neste mês na Netflix. Na série, ela vive uma sexóloga, mãe do protagonista Otis (Asa Butterfield), que cria uma clínica de terapia sexual clandestina no colégio onde estuda.

ELLE.COM.BR

“Quando recebi o roteiro, eu o joguei no lixo”, revelou Gillian em uma entrevista. A atriz contou que só reconsiderou o papel de Jean depois que seu então namorado, Peter Morgan (criador de The Crown), a convenceu.

ELLE.COM.BR

Antes, Gillian atuou em American Gods (2017-2021), série inspirada no livro homônimo de Neil Gaiman, que narra um embate moderno entre velhos e novos deuses. Gillian interpreta Media, uma entidade que pode assumir a forma de personalidades famosas como Marilyn Monroe e David Bowie.

ELLE.COM.BR

A atriz também participou de Hannibal (2013-2015), interpretando a psicoterapeuta do protagonista canibal (Mads Mikkelsen). A série se consagrou entre os fãs de suspense e terror.

ELLE.COM.BR

Na segunda temporada de The Great, que estreia em novembro no Hulu, Gillian viverá Joanna, mãe da protagonista, a imperatriz russa Catarina, a Grande (Elle Fanning). Na série histórica, Joanna será conhecida por sua habilidade em arranjar casamento para suas filhas.

ELLE.COM.BR

ELLE.COM.BR

Quer saber mais sobre Sex Education? Clique aqui