NA BELEZA

sintéticos

ELLE.COM.BR

ESTÃO PERDENDO ESPAÇO

Ingredientes

Entenda porque as marcas estão apostando na onda verde.

Texto: Natália Eiras
Fotos: Getty Images

De acordo com a consultoria Nielsen, 75% dos millennials já procuram por produtos sustentáveis.

ELLE.COM.BR

"A demanda do consumidor por produtos de beleza natural está crescendo alimentada pelo desejo de reduzir seu impacto no planeta", diz Bruna Ortega, do WGSN.

ELLE.COM.BR

E o mercado está prestando atenção. Marcas de luxo, como a Guerlain, e as gigantes Garnier e Neutrogena, têm mudado formulações para serem mais naturais.

ELLE.COM.BR

Porém, ainda que produtos naturais, veganos e orgânicos possam ter essa preocupação com o meio ambiente, estes termos não são sinônimos.

ELLE.COM.BR

Cosméticos naturais não têm aditivos químicos ou outras substâncias tóxicas em sua composição.

ELLE.COM.BR

Por sua vez, o orgânico é formulado com ingredientes provenientes de agricultura sem pesticidas ou organismos geneticamente modificados.

ELLE.COM.BR

Tanto nos naturais como nos orgânicos, é possível que haja elementos de origem animal, como leite e mel. Portanto, nem sempre são veganos.

ELLE.COM.BR

"O vegano não pode ter nenhum ingrediente de origem animal, mas pode conter parabenos, sulfatos, entre outros", diz Joielle Mendonça, farmacêutica.

ELLE.COM.BR

Se as definições parecem complexas, a realidade da indústria é mais ainda, já que nem essas categorias garantem que os produtos sejam sustentáveis.

ELLE.COM.BR

A crise de consciência é grande: usar ingredientes naturais, mas que podem ter origem animal? E se vêm da natureza, mas têm um grande impacto ambiental?

ELLE.COM.BR

ELLE.COM.BR

Para entender, em detalhes, o que está por trás deste movimento, confira a matéria completa aqui.