traduz como ninguém o lifestyle carioca na moda praia mais Elegante do Brasil.
Por: Milene Chaves Fotos: Getty Images e Divulgação
ELLE.COM.BR
Ela se chama Maria Helena Ortiz, mas todo mundo a conhece com o Lenny Niemeyer, sobrenome adotado quando se casou, no final dos anos 1970, e se mudou de Santos (SP) para o Rio de Janeiro.
ELLE.COM.BR
A marca Lenny Niemeyer nasceu em 1991. O primeiro desfile oficial foi em 1996, na Semana BarraShopping de Estilo. Mas ela já produzia para outras marcas e promovia desfiles em casa, como mostra este clique de 1986.
ELLE.COM.BR
Movimento, arte, arquitetura e botânica são celebradas nas coleções da estilista. As cavas ousadas, os volumes inesperados e a pesquisa de material fazem parte do código de elegância da marca. No verão 2008 (foto), o tema era Azulejos.
ELLE.COM.BR
Aura, a coleção comemorativa dos 30 anos (alto verão 2022), partiu de um ensaio fotográfico experimental. As cores e formas abstratas e etéreas são resultado dos cliques das modelos dançando, vestidas com peças de coleções passadas.
ELLE.COM.BR
A ideia era revisitar a história criativa de Lenny com um olhar futurista. O cenário do desfile ajudou: o Caminho Niemeyer, em Niterói, assinado por Oscar Niemeyer, deu match com as peças que partem de formas redondas e linhas sinuosas.
ELLE.COM.BR
Outro ponto alto da apresentação comemorativa foi o casting: modelos com corpos e idades diversas – mais diversas do que nunca – entraram em cena.
ELLE.COM.BR
Também marcaram presença modelos conhecidas de longa data da marca, como Raica Oliveira e Gianne Albertoni.
ELLE.COM.BR
Os 20 anos foram comemorados com um desfile na Lagoa Rodrigo de Freitas, seguida de um festão daqueles, in loco, bem ao estilo de Lenny.
ELLE.COM.BR
A estilista adora festa. As pós-desfile, no seu apartamento da Lagoa, no Rio de Janeiro, ficaram tão famosas quanto a sua moda praia. Globais, modelos, estilistas e personalidades internacionais, como Carolina Herrera, já passaram por lá.
ELLE.COM.BR
Ela é ouro: em 2016, Lenny foi escolhida em concurso para desenhar o uniforme de abertura e encerramento das Olimpíadas do Rio. Os atletas vestiram blazer marinho, estampa remetendo à flora e à fauna e chapéu de palha para lembrar o litoral brasileiro.