Quiet Luxury (luxo silencioso em português) é a principal tendência do inverno 2023. Discreta, a proposta se apoia em roupas clássicas, feitas de materiais de qualidade e bom design.
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Grandes nomes como Bottega Veneta, Hermès e Brunello Cucinelli já surfam nessa onda há tempos. Mas marcas nacionais também se adaptam. A seguir, apresentamos quatro:
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WeiderSilveiro usa o conceito para combinar alfaiataria com elementos de sua terra natal, o Piauí. O designer tem predileção por volumes geométricos e excelência na construção.
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“A roupa, antes de qualquer coisa, precisa ser muito bem feita. Minha base é modelagem e acabamento”, diz Weider Silveiro, sobre sua marca homônima.
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Outro exemplo é RocioCanvas. O fundador, Diego Malicheski, conta que é a sua equipe de costureiras e a modelista Karol Viana, “que permitem um resultado bem acabado e muito bem estruturado”.
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Já Anacê quer quebrar os códigos sociais em torno da alfaiataria. Focada num público mais jovem, a ideia é combinar o clássico com recortes e comprimentos contemporâneos.
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“Apresentamos uma mulher meio tomboy, ao mesmo tempo em que tentamos desmistificar o masculino e colocá-lo num lugar mais sensível”, diz Ana Cecília Gromann, diretra de criação da Anacê.
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A ModemStudio, por sua vez, incorpora artes plásticas e arquitetura em suas roupas. Seus looks característicos são camisas desconstruídas, regatas de tricô e capas que viram ponchos.
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“O objetivo é fazer produto. Muito antes de pensar apenas em imagem ou em desfile, queríamos fazer uma roupa boa”, explica o designer André Boffano.