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MUITO ALÉM DA

Como a geração Z está transformando padrões de beleza na maquiagem.

Por: Carol Carlovich
Fotos: Reprodução e Instagram

Antigamente, não se imaginava que vermelhidões, olheiras, descolorações e até monocelhas pudessem ser consideradas bonitas.

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@vynique.moon

Nos anos 2000 e 2010, inclusive, a moda era make bem carregada, “de bonita”, com a ideia de “correção” sempre no norte.

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@kimkardashian

“Existia receita de bolo para maquiagem”, brinca o maquiador Tiago Zani. “A maquiagem servia somente para ‘corrigir imperfeições’ e te dar um novo rosto.”

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@tiagozani

O cenário atual da beleza no TikTok, no entanto, é muito diferente disso. “Aos poucos, provamos que maquiagem pode ser autoexpressão”, continua Tiago.

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@malia

A geração Z (nascidos a partir de 1996) tem maior clareza a respeito da importância do empoderamento e da autoaceitação. Por isso, é ela que impulsiona o movimento.

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@dissgrace

A ideia não é só deixar de esconder olheiras ou tapar "falhas" na sobrancelha. É entender que todo elemento do rosto tem a sua estética e pode ser considerado belo.

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@isabelle.tozzo

Fora isso, a geração Z tem menos poder de compra do que as anteriores e vive a sua juventude em uma pandemia que só os catapulta para um desgaste generalizado.

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@lolladimarzio

Ou seja, caem por terra os ideais de “perfeição”: se antes eles já eram inatingíveis, dentro desse novo contexto eles são quase ofensivos, de tão irreais.

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@vloggerportugal

De acordo com o maquiador-sênior global da MAC Dominic Skinner, essa movimentação é uma resposta contrária às normas de beleza que imperavam antigamente.

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@visual_boy_advance.exe

A moda e a beleza são cíclicas, é claro. Mas é interessante ver a liberdade que a geração Z tem em ação: o futuro tende a ser muito mais criativo do que o passado.

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@zofsani

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