de nicho

PERFUMARIA

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Por: Pedro Camargo
Fotos: Unsplash,
Divulgação e Reprodução

Marcas para ficar de olho!

Florais e baunilha são algumas das
notas que dominam o mercado de
perfumes há anos, mas existe uma
área que vai muito além delas e
desafia os nossos sentidos:
a perfumaria de nicho.

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Diferentemente de grandes marcas,
essas empresas não precisam,
necessariamente, criar hits. Elas
chegam para trazer respiros de
criatividade na forma de ousadia,
humor, narrativa e até asco.

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Uma das que representa a
ideia é a État Libre d'Orange,
que funciona como um laboratório
de provocações. Seu Secretions Magnifique é inspirado em fluidos corporais, como suor e sêmen.

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A L’Artisan Parfumeur foi uma das
pioneiras. Começou em
1976, com o Eau de Toilette Banana,
e depois fez sucesso com o Mûre et
Musc ao focar em valores que hoje
conhecemos como slow-beauty.

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Em 2011, a Blood Concept
surgiu com seus perfumes inspirados em tipos sanguíneos. Apesar de serem distintos, um certo
cheiro metálico, apimentado e
intenso é comum a todos eles.

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Marcas grandes de moda, como a
Comme des Garçons, também se
aventuraram nessa seara. A série
Synthetic tinha cheiros como o de
fita adesiva, lavanderia e asfalto.

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Já a Charenton Macerations
conta histórias com suas criações.
O Asphalt Rainbow, por exemplo,
tenta replicar a sensação de nos deparamos com o grafite em grandes metrópoles.

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Os perfumes da Akro, de Olivier Cresp (criador do Angel, da Mugler)
inspirados em "prazeres proibidos",
como a primeira tragada do
cigarro depois da transa.

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Mais divertida, vale conhecer
a Demeter Fragrance Library.
Começou com cheiros da natureza
menos valorizados e hoje cobre
uma gama maior e até cômica,
que vai de pizza a protetor solar.

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No Brasil, destaque para o trabalho
da Eau de Leonora, Male e AMYI.
“Elas não são tão iconoclastas, mas isso não é demérito", diz o expert em perfumes Dênis Pagani.

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os perfumes que vão
além do comum lendo a
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