metaverso?

o que é o

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Por: Matheus Fernandes
Fotos: Epic, Giphy, Microsoft,
Pexels, Roblox e Divulgação

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O Facebook anunciou que
vai mudar seu nome para
Meta, como referência aos seus
esforços em construir o metaverso.
O conceito parece estar em todo
lugar, mas o que ele significa? 

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Os metaversos são espaços
virtuais 3D onde os usuários
interagem por meio de avatares,
representações digitais de nossos
corpos. Uma espécie de futuro
da internet em que você não só
acessa, mas está dentro dela.

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Em um metaverso você pode se
divertir, fazer compras, customizar
seu avatar, socializar e até trabalhar.
É a união completa de nossa existência
física e digital. A acadêmica americana
Janet Murray define como uma “reunião
mágica do Zoom com a mesma liberação
lúdica que o Animal Crossing”. 

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Parece um sonho distante? Se você
investe em criptomoedas, utiliza filtros
de realidade aumentada ou frequentou
festas online na pandemia, já está em
contato com algumas das tecnologias
que servem de base para o metaverso. 

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O termo “metaverso” surgiu no
sci-fi, com o livro Snow Crash, de
Neal Stephenson, em que representa
o espaço virtual frequentado pelas personagens. Outras obras pop
que são referência no tema
são Jogador Nº 1 e Matrix.

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Assim como a internet, nenhuma empresa pode ser dona do metaverso. Ainda assim, elas estão investindo pesado para garantir sua parte nesse espaço. Além da Meta, alguns destaques são a Microsoft, a NVidia e a Tencent.

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Quem está liderando essa
transformação são os games. Eles já se
consolidaram como espaço de socialização
para as novas gerações e atraem mais novos usuários do que escritórios virtuais.
Um experimento pioneiro foi o
jogo Second Life, sucesso dos anos 2000.

Um dos jogos mais bem-sucedidos nisso é o Fortnite, da Epic, que começou como um jogo de tiro multiplayer, mas hoje foca também em experiências virtuais, como estreias de filmes e shows – Travis Scott já se apresentou lá.

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O Fortnite é exemplo de
como funcionam as propriedades
intelectuais dentro em um metaverso.
Os usuários já puderam vestir seus avatares como Chapolim Colorado, Zendaya em Duna, super-heróis da DC, modelos da Balenciaga
 e toy arts do KAWS.

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Outro game pioneiro é o Roblox,
avaliado em mais de 40 bilhões
de dólares em sua entrada na bolsa
no começo do ano. Sucesso absoluto
entre as gerações Z e Alpha, o
jogo atraiu marcas como Gucci
e Vans para seu metaverso.

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Falando em moda, as marcas já
estão de olho nesse novo mundo.
A Nike, por exemplo, registrou
uma patente para venda de
produtos em espaços virtuais
Distopia ou tendência, o
 metaverso veio para ficar. 

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Sabia que uma
bolsa da Gucci já
foi vendida por 4 mil
Dólares no mundo
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