De tempos em tempos, quem é ligado nos movimentos astrológicos entra em pânico. O motivo? Mercúrio retrógrado.
ELLE.COM.BR
Costuma-se dizer que é melhor deixar contratos, aquisições e decisões importantes de lado durante esse período de movimentação "desfavorável". Mas será que é mesmo necessário dar uma pausa na vida?
ELLE.COM.BR
Antes de responder isso, vamos primeiramente falar sobre o lado mais técnico desse assunto. Usamos a palavra "retrógrado" porque se trata de um período em que, aparentemente, do ponto de vista da Terra, o planeta está se movimentando para trás.
ELLE.COM.BR
Mas, na realidade, isso é apenas uma ilusão de ótica. É algo parecido ao que acontece quando ultrapassamos um carro na estrada e, quando olhamos no retrovisor, temos a sensação de que o carro ultrapassado está andando para trás.
ELLE.COM.BR
Todos os planetas passam por períodos de retrogradação (o Sol e a Lua, não). Essas retrogradações mostram o que está em desequilíbrio e dão a oportunidade de fazer uma reavaliação do assunto em evidência.
ELLE.COM.BR
Mas por que só se fala em Mercúrio retrógrado? Provavelmente, por causa da duração e da frequências das outras retrogradações. Por exemplo, Marte entra em movimento retrógrado a cada dois anos, e permanece assim por volta de dois meses.
ELLE.COM.BR
No caso de Mercúrio, esse fenômeno ocorre cerca de três vezes ao ano. Em 2021, ele esteve retrógrado em Aquário (de 30/1/21 a 20/2/21), em Gêmeos (de 29/5/21 a 22/6/21) e em Libra (de 27/9/21 a 18/10/21).
ELLE.COM.BR
Além disso, Mercúrio é o planeta regente de Gêmeos e Virgem, por isso, está ligado a organização, rotina, raciocínio, comunicação e saúde. Como ele se relaciona a assuntos próximos do dia a dia e necessários para um funcionamento fluido da vida, acabamos percebendo mais a sua presença.
ELLE.COM.BR
Pode-se dizer que o período de Mercúrio retrógrado é como se fosse uma chance para fazer uma revisão do nosso cotidiano. É uma parada para abastecer as energias e repensar os caminhos antes de seguir adiante. Ou seja, não é um período desastroso.
ELLE.COM.BR
Ocorrendo um contratempo em casa ou percebendo que a comunicação está truncada, mire o seu foco em como resolver esse tipo de situação na origem. Observe e pense em como melhorar a qualidade da sua vida.
ELLE.COM.BR
Cuide da sua rotina. Desconfortos nesse setor poderão ficar mais evidentes, justamente para que você possa fazer os ajustes necessários. Aproveite para desenvolver novos hábitos ou retomar aqueles que te faziam bem.
ELLE.COM.BR
Se precisar, você pode, sim, assinar contratos – desde que você esteja com a mente muito clara e com suas ideias bem definidas.