CRINGE

ELLE.COM.BR

O QUE SIGNIFICA

O verbo que virou substantivo e adjetivo está espalhado pela internet representando um embate entre os gostos da Geração Z e dos millennials.

Por Redação ELLE
Fotos: Getty Images e Unsplash

A expressão cringe já existe há tempos lá fora. "To cringe" é um verbo que, em português, pode ser traduzido como vergonha alheia. Mas imagine uma vergonha alheia muito forte, em que você se contorceria de vergonha só de olhar.

ELLE.COM.BR

O verbo começou a ser usado como gíria pela Geração Z (os jovens nascidos entre a segunda metade dos anos 1990 e o início de 2010), que já estava em um certo embate virtual com a geração anterior: os millennials.

ELLE.COM.BR

De acordo com a Gen-Z, as roupas usadas pelos millennials estariam ultrapassadas, tendo como símbolo máximo do cringe a calça skinny. Para alguns deles, calças de boca mais larga seriam mais adequadas para o momento.

ELLE.COM.BR

É claro que a treta virtual não se limitou a peças de roupa. Não demorou muito para que os filmes, séries, comidas e outras gírias preferidas dos millennials (que até pouco tempo eram o sinônimo de juventude) passassem a virar piada.

ELLE.COM.BR

As coisas ficaram mais palpáveis quando a podcaster conhecida como Tchulim resolveu fazer uma pesquisa informal em seu Twitter e lançou a pergunta: "por favor jovens da geração z, me contem o que vcs acham um mico nos millennials (acho q falar mico já passou, é cringe ne)"

ELLE.COM.BR

O post viralizou e até o momento conta com mais de 37 mil retweets e 3,5 mil comentários. As respostas são diversas e geraram debate em toda a internet com millennials defendendo seus gostos, Gen-Zs achando tudo ainda mais cringe e pessoas já cansadas desse embate que virou até estampa de camiseta.

ELLE.COM.BR

ELLE.COM.BR

Mas, se você ainda quer saber quais são as roupas e tendências de beleza que foram apontadas como cringe, segue a lista:

Calça Skinny

ELLE.COM.BR

Minimalismo
e tons pastel

ELLE.COM.BR

Cinto da Gucci

ELLE.COM.BR

Cabelo dividido
de lado

ELLE.COM.BR

Unha francesinha

ELLE.COM.BR

Sapatilha

ELLE.COM.BR

ELLE.COM.BR

Para se
aprofundar mais nesse assunto, leia a coluna "O cringe e a minha, a sua, a nossa vergonha".