Por: Gustavo Balducci Fotos: Divulgação e Reprodução
Com o sucesso de produções como a franquia Os vingadores, da Marvel, e Liga da justiça, da DC Comics, diversos personagens masculinos dos quadrinhos já ganharam seus filmes solo. Mas e as super-heroínas?
ELLE.COM.BR
No passado, filmes como Elektra (2005), estrelado por Jennifer Garner, e Mulher-gato (2004), com Halle Berry, foram considerados fracassos de bilheteria e não tiveram boas avaliações. Como resultado, uma resistência maior em produzir longas protagonizados por mulheres se instaurou nos estúdios.
ELLE.COM.BR
Graças ao número de fãs cada vez maior e ao avanço do movimento feminista nos últimos anos, uma nova onda de filmes e séries com heroínas está rompendo com esse estigma. Confira os principais:
ELLE.COM.BR
Usando seu laço da verdade e os braceletes da vitória, a amazona Diana Prince, interpretada por Gal Gadot, encabeçou esse retorno das guerreiras ao cinema. Dirigido por Patty Jenkins, Mulher-Maravilha ganhou uma sequência no final de 2020 e já possui um terceiro filme em produção.
ELLE.COM.BR
Mulher-Maravilha (2017)
O filme se tornou o primeiro da Marvel protagonizado por uma mulher. A heroína (Brie Larson) bateu US$ 1 bilhão em bilheteria, garantindo uma vaga no ranking das maiores arrecadações da história. Uma nova sequência está programada para 2022, com direção de Nia DaCosta.
ELLE.COM.BR
Capitã Marvel (2019)
Nesta aventura, as vilãs são quem estão sob holofotes. Depois de aparecer em Esquadrão suicida (2016), Arlequina (Margot Robbie), forma uma gangue de anti-heroínas para salvar Gotham enquanto supera o término com Coringa.
ELLE.COM.BR
Aves de Rapina: Arlequina e sua emancipação fantabulosa (2020)
Depois de uma longa espera, a espiã russa finalmente ganhou seu filme solo. Viúva negra mostra o passado de Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) antes de se juntar à equipe d’Os vingadores. O longa homenageia a trajetória da personagem que não deve mais aparecer no universo cinematográfico da Marvel.
ELLE.COM.BR
Viúva negra (2021)
Na TV, a série Supergirl exibe neste ano sua sexta e última temporada. Na história, Melissa Benoist é Kara, nascida no planeta Krypton e enviada à Terra para ajudar seu primo, o Superman. As cinco temporadas estão disponíveis na Netflix.
ELLE.COM.BR
Supergirl (2015-21)
Depois de lutar ao lado dos Vingadores, Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate, ganhou uma minissérie própria no Disney+. A trama se destacou por abordar maternidade e luto, indo além das cenas de ação. WandaVision foi indicada em 23 categorias no Emmy 2021, incluindo melhor atriz (Elizabeth Olsen).
ELLE.COM.BR
WandaVision (2021)
Na série inédita do Disney+, veremos a jovem Kamala Khan (Iman Vellani) adquirindo seus poderes e assumindo sua identidade como Miss Marvel. A obra é vista como exemplo de inclusão no HQ, já que a protagonista é filha de paquistaneses e de origem islâmica.
ELLE.COM.BR
para ficar de olho:
Ms. Marvel
Emerald Fennell, vencedora do Oscar de melhor roteiro original por Bela Vingança (2020), foi escalada pela DC para escrever uma história sobre a mágica Zatanna. A personagem apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em 1964 e deve estrear seu filme em 2022. A produção do longa será de J.J. Abrams.
ELLE.COM.BR
ZATANNA
A aguardada adaptação da HQ contará a saga de uma raça de seres imortais que vivem na Terra desde a Antiguidade, ajudando a moldar a história das civilizações. O filme é dirigido pela vencedora do Oscar de melhor direção, Chloé Zhao, e tem Angelina Jolie e Salma Hayek no elenco.
ELLE.COM.BR
eternos
Eternos também terá um personagem gay de destaque, que protagonizará o primeiro beijo homoafetivo do universo cinematográfico da Marvel.
ELLE.COM.BR
Incrementando o time de heroínas, as atrizes Tatiana Maslany e Jameela Jamil estarão na série She-Hulk (a versão feminina do Hulk), enquanto Leslie Grace foi anunciada como Batgirl no futuro filme da heroína da DC.