CONTEÚDO APRESENTADO POR BTG PACTUAL

OBJETIVO:
POUPAR PARA
VIAJAR

Viajar está nos seus planos? Enquanto decide o roteiro, aproveite para poupar. A gente mostra como fazer a melhor escolha de investimento.

POR ANINHA BARALDI
E VICTORIA GIROTO

Países de fronteiras abertas e vacinação avançada. Isso era tudo o que a gente precisava para armar uma viagem, certo? Bem, isso e um planejamento financeiro para arcar com os custos da aventura toda. Nossa dica? Comece poupando.

ELLE  + BTG PACTUAL

ELLE  + BTG PACTUAL

Como a maior parte das escolhas no mundo dos investimentos, você precisa começar definindo quais são os seus prazos. Quando você pretende fazer a viagem?

ELLE  + BTG PACTUAL

Se você pretende viajar nos próximos dois anos, saiba que esse é um período de tempo curto no mundo dos investimentos. Nesse caso, o ideal é escolher produtos de curto prazo.

ELLE  + BTG PACTUAL

A lógica é a mesma da reserva de emergência, tema do webstory anterior do projeto Money Stories. Aposte em: Tesouro Selic, CDB de liquidez diária que renda pelo menos 100% do CDI, fundo DI com taxa zero ou contas digitais que rendam pelo menos 100% do CDI.

Esses investimentos não oscilam
e rendem um pouquinho todo dia.
Assim, o valor aumenta
gradativamente e ainda fica
disponível para resgate imediato.
Na hora que precisar, você usa
para comprar as passagens,
depois para a reserva do hotel etc..

ELLE  + BTG PACTUAL

ELLE  + BTG PACTUAL

Você pode estar se perguntando se é o caso de deixar o dinheiro da viagem e o da reserva de emergência juntos ou separados – em outro título, corretora ou banco. Investimentos distintos podem dar uma sensação maior de controle. Você decide.

Se a viagem só vai acontecer daqui a três anos ou mais, uma dica é abrir mão da liquidez (que é ter o dinheiro disponível a qualquer momento) para escolher um investimento com rentabilidade ainda maior.

ELLE  + BTG PACTUAL

Nesse caso, escolha um título prefixado (Tesouro prefixado ou CDB prefixado) ou algum pós-fixado (que não tenha liquidez diária, como um CDB ou LCI) com vencimento para o ano em que você pretende usar o dinheiro. Pode ser daqui a três, quatro ou cinco anos… Depende do vencimento do título em questão.

ELLE  + BTG PACTUAL

Sabe letra miúda de contrato?
Aqui é um desses casos. Então,
só pra não ficar dúvida: se você escolher esses investimentos mais longos, saiba que esse dinheiro investido vai ficar guardado, rendendo, até o vencimento do título. E só aí você poderá fazer uso dele.

ELLE  + BTG PACTUAL

ELLE  + BTG PACTUAL

Por fim, uma dica para fazer valer todo o seu esforço: descubra quanto se gasta na(s) cidade(s) que você vai visitar: para comer, se deslocar, se hospedar e passear. Só assim você consegue fazer um planejamento em que a conta fecha.

ELLE  + BTG PACTUAL

PS: Se conseguir, deixe uma "gordurinha" no montante, ou seja, um valor além do planejado, para usar em imprevistos. Se você não precisar usar, é lucro!