Por: Mabi Barros Imagens: Reprodução, Divulgação e Getty Images
O Grammy chega à sua 64ª edição em 2022. A cerimônia acontece neste domingo (03.04), em Las Vegas, depois de ter sido adiada em janeiro por causa do avanço da variante Ômicron.
ELLE.COM.BR
O pianista Jon Batiste, conhecido pela trilha sonora da animação Soul, lidera as indicações, com 11, seguido por Justin Bieber, Doja Cat e H.E.R., cada um com oito nomeações.
ELLE.COM.BR
Entre os destaques, Olivia Rodrigo marcou presença nas quatro principais categorias — álbum, canção, gravação e artista revelação do ano. Em 2021, ela lançou o álbum Sour, que tem “Drivers licence” entre seus hits.
ELLE.COM.BR
Já Billie Eilish, Justin Bieber, Doja Cat e Lil Nas X concorrem a três categorias (as mesmas que Olivia, exceto artista revelação).
ELLE.COM.BR
Além de Olivia, Finneas, irmão de Billie Eilish, também marcou presença nas quatro categorias principais, mas como colaborador da cantora. Com seu álbum solo, Finneas foi indicado apenas como artista revelação.
ELLE.COM.BR
A premiação é uma das mais animadas da temporada e já foi palco de apresentações memoráveis. Quem se lembra de Michael Jackson em 1984?
ELLE.COM.BR
Beyoncé é a cantora mais premiada do Grammy, com 28 gramofones — mas ela não é a única a fazer história na premiação. Em 2008, Amy Winehouse levou cinco troféus sem sair de casa, porque não podia entrar nos EUA. Ela recebeu os gramofones de Londres.
ELLE.COM.BR
Houve também quem teve que devolver o prêmio, caso do Milli Vanilli, melhor artista estreante em 1990. Dona do hit “Girl you know it’s true”, a dupla, na verdade, dublava a voz de outros cantores.
ELLE.COM.BR
Mesmo unanimidades da música já foram esnobados pela premiação. A banda britânica Queen, por exemplo, nunca ganhou um Grammy.
ELLE.COM.BR
Nesta 64ª edição, o título de “esnobados pelo Grammy” ficou para Miley Cyrus, Drake e BTS — o grupo de kpop até participou do anúncio dos indicados ao prêmio.