GRAMMY

ELLE.COM.BR

OS INDICADOS AO

Por: Mabi Barros
Imagens: Reprodução, Divulgação e Getty Images

Premiação que elege os melhores da música, o Grammy chega a 64ª edição em 2022. Os indicados foram anunciados na terça-feira, 23.11, dois meses antes do evento.

ELLE.COM.BR

O pianista Jon Batiste, conhecido pela trilha sonora da animação Soul, lidera as indicações, com 11, seguido por Justin Bieber, Doja Cat e H.E.R., cada um com oito nomeações.

ELLE.COM.BR

Entre os destaques, Olivia Rodrigo marcou presença nas quatro principais categorias — álbum, canção, gravação e artista revelação do ano. Em 2021, ela lançou o álbum Sour, que tem “Drivers licence” entre seus hits.

ELLE.COM.BR

Já Billie Eilish, Justin Bieber, Doja Cat e Lil Nas X concorrem a três categorias (as mesmas que Olivia, exceto artista revelação).

ELLE.COM.BR

Além de Olivia, Finneas, irmão de Billie Eilish, também marcou presença nas quatro categorias principais, mas como colaborador da cantora. Com seu álbum solo, Finneas foi indicado apenas como artista revelação.

ELLE.COM.BR

A premiação é uma das mais animadas da temporada e já foi palco de apresentações memoráveis. Quem se lembra de Michael Jackson em 1984?

ELLE.COM.BR

Beyoncé é a cantora mais premiada do Grammy, com 28 gramofones — mas ela não é a única a fazer história na premiação. Em 2008, Amy Winehouse levou cinco troféus sem sair de casa, porque não podia entrar nos EUA. Ela recebeu os gramofones de Londres.

ELLE.COM.BR

Houve também quem teve que devolver o prêmio, caso do Milli Vanilli, melhor artista estreante em 1990. Dona do hit “Girl you know it’s true”, a dupla, na verdade, dublava a voz de outros cantores.

ELLE.COM.BR

Mesmo unanimidades da música já foram esnobados pela premiação. A banda britânica Queen, por exemplo, nunca ganhou um Grammy.

ELLE.COM.BR

Neste ano, o título de “esnobados pelo Grammy” ficou para Miley Cyrus, Drake e BTS — o grupo de kpop até participou do anúncio dos indicados ao prêmio.

ELLE.COM.BR

ELLE.COM.BR

O Grammy 2022 acontece no Staples Center, em Los Angeles, no dia 31 de janeiro. Confira todos os indicados.