O que não falta no mercado é livro de receita. Mas como achar os melhores para a sua biblioteca nesse mar de possibilidades? Perguntamos para quem entende do assunto. A seguir, oito chefs indicam seus livros de cabeceira – ou melhor, de bancada.
ELLE.COM.BR
ELLE.COM.BR
Ceviche – Culinária Peruana Tradicional e Contemporânea
Amanda Vasconcelos, da Casa Tucupi, indica o livro do chef peruano Martin Morales. "Ele traz diversas receitas não só de ceviches, mas também de comidas de rua, sobremesas e até drinques."
Gastronomia Sertaneja: receitas que contam histórias
O livro da pesquisadora e cozinheira Ana Rita Suassuna é a indicação de Iêda Matos, da Casa de Iêda. “É um belo exemplar sobre uma cozinha de resistência e subsistência nordestina."
Direto ao Pão: receitas caseiras para todas as horas
Se a ideia é aprender a fazer pão, Edinho Engel, do Manacá, recomenda o livro de Luiz Americo Camargo. Tem uma receita de pãozinho com fermento seco que fica delicioso. É um livro sério, cujas receitas funcionam.
A criadora de conteúdo gastronômico digital Irina Cordeiro se apaixonou pelo livro de Brigitte Bulard-Cordeau. "O título descrevia a forma que eu cozinhava, como um ato poderoso, e a Brigitte ensina isso."
Chef profissional, The Culinary Institute of America
Bel Coelho, do Cuia Café, consulta com frequência a bíblia do The Culinary Institute of America. "Apesar de ser para profissionais, ele tem receitas de base para qualquer um que queira se aventurar na cozinha.”
O lado oculto da vida de um chef, relatado por Anthony Bourdain, estimulou Thiago Bañares, do Grupo Tantan, a escolher essa profissão. "Mostra como poucos a verdadeira atmosfera de um restaurante."
Cozinha Confidencial: Uma Aventura nas Entranhas da Culinária
Carla Pernambuco, do Carlota, indica o livro de Maria Rosa Lacombe Herz, do restaurante Celeiro, para todos os tipos de cozinheiro. "É um bom livro para procurar, por exemplo, uma receita de massas para tortas, bolos e salgados."
Para quem está com o francês em dia, a sugestão de Giovanna Grossi, do Animus, é o livro de Mélanie Martin e Emanuela Cino. “É ótimo para quem gosta de brincar com as acidezes para que o prato tenha um toque diferente."