Suplemento perigoso sem registro da Anvisa seduz garotas que sonham ter o corpo de Kim Kardashian
Por: Natália Eiras Fotos: Getty Images e Divulgação
Os suplementos alimentares já são velhos conhecidos do mundo fitness. No entanto, a apetamina está bombando nas redes sociais nos últimos meses.
ELLE.COM.BR
Vendida em forma de xarope ou pílulas, ela é feita pela empresa farmacêutica indiana TIL Healthcare e divulgada como um “estimulante de apetite.
ELLE.COM.BR
A falsa promessa, contudo, é de que ela ajuda mulheres a conseguirem o corpo à la Kardashian (cintura fina, bumbum empinado e pernas definidas).
ELLE.COM.BR
“De fato, ela bloqueia o receptor H1, no hipotálamo, o que aumenta a fome”, explica Lúcio Vieira, endocrinologista. O problema são os brutais efeitos colaterais…
ELLE.COM.BR
Estamos falando de aumento do sono, diminuição da concentração, confusão mental, boca seca e intestino preso.
ELLE.COM.BR
“Em casos mais graves, gera insuficiência renal, hepatite, insuficiência hepática, colástase e icterícia”, alerta o endocrinologista.
ELLE.COM.BR
A ciproeptadina, presente no composto da apetamina, é aprovada isoladamente no Brasil, mas não há estudo sobre a segurança da interação dela com outros itens da fórmula do xarope.
ELLE.COM.BR
Mesmo sem ser regularizada, conseguir apetamina não é difícil. Basta uma busca rápida na Amazon estadunidense para encontrá-la à venda.
ELLE.COM.BR
O fácil acesso ao suplemento, além da glamourização do uso dele, fez com que as autoridades aumentassem a fiscalização.
ELLE.COM.BR
A verdade é que não existe xarope nem pílula mágica para ter o corpo das Kardashians. Aliás, vale lembrar que elas só o conquistaram com a ajuda de muitas intervenções cirúrgicas.
ELLE.COM.BR
"Uma dieta equilibrada já proporciona todos os nutrientes presentes na apetamina. Um paciente bem nutrido não precisa desse suplemento alimentar", encerra Lúcio Vieira.