O grande triunfo da vitamina C é combater os radicais livres, que são substâncias que dificultam o processo de renovação e funcionamento das células.
ELLE.COM.BR
Sendo um poderoso antioxidante, o ácido ascórbico – seu nome científico – neutraliza os radicais livres e, com isso, lima o envelhecimento precoce das células.
ELLE.COM.BR
Ela atua especialmente nas células que produzem elastina e colágeno, justamente as que dão aquele aspecto de sustento e viço à pele.
ELLE.COM.BR
Com essa ação, a vitamina C ajuda a tratar os danos dos raios solares, como manchas, suaviza linhas de expressão e sinais de cansaço quando incluída no skincare.
ELLE.COM.BR
O recomendado é usá-la uma vez ao dia, de preferência de manhã, antes do protetor solar. Assim, o poder antioxidante dos dois se soma.
ELLE.COM.BR
A vitamina C é encontrada em cremes, séruns, óleos e afins, mas cuidado: ela oxida muito fácil em contato com a luz, o ar ou altas temperaturas.
ELLE.COM.BR
Peles oleosas e acneicas se dão melhor com o sérum, enquanto as secas ou normais se adaptam bem a cremes.
ELLE.COM.BR
Já as sensíveis devem preferir fórmulas nanoencapsuladas e com concentração menor, para evitar irritações.
ELLE.COM.BR
Além disso, ingerir vitamina C na dieta traz alguns benefícios extras: poder antioxidante e cicatrizante, boost na imunidade, melhor absorção do ferro e menos estresse.
ELLE.COM.BR
Encontre o ácido ascórbico em alimentos como morango, brócolis, acerola, pimentão, laranja, caju, manga, kiwi e limão.