Não existe um número mágico, mas existe a conta e a pergunta certas. A primeira é: topa viver com menos do que a sua renda atual?
POR ANINHA BARALDI E VICTORIA GIROTO
Sabe essa vontade que você sente de investir e ter dinheiro guardado rapidamente? Ela é normal: no fundo, todo mundo gostaria que poupar fosse uma tarefa mais fácil. Na vida real, o único jeito de tornar isso fácil é começar. E aprender ao longo do processo.
ELLE + BTG PACTUAL
Mas quanto poupar por mês? Na corrida da independência financeira, cada pessoa sai de um ponto de partida diferente para um destino igualmente diferente. É por isso que a resposta para essa pergunta começa com a palavra "depende". Tem uma calculadora aí?
ELLE + BTG PACTUAL
A conta não se faz de uma vez só. Você vai precisar de alguns estica-e-puxas para chegar a um valor que faça sentido, considerando as suas prioridades tanto na hora de gastar hoje, quanto de planejar objetivos para o amanhã.
ELLE + BTG PACTUAL
Sabemos que poupar não é possível para a realidade de boa parte das brasileiras. Então comece com as contas mais simples: quanto você ganha por mês? E qual tem sido o seu custo de vida? Parece óbvio, mas não é.
ELLE + BTG PACTUAL
O exercício deve levar à seguinte reflexão: quanto você está disposta a ter um padrão de vida menor do que o valor total da sua renda, para poder investir e ser independente financeiramente? E por que isso é importante pra você?
ELLE + BTG PACTUAL
Tente fazer assim: "Ganho x mil por mês; se eu poupar 10% consigo ter um padrão de vida adequado dentro dos 90% restantes? É apertado demais pra mim? Ou, na verdade, consigo poupar até mais?"
ELLE + BTG PACTUAL
Outro jeito de fazer a conta é pensar no quanto você quer investir dentro de um determinado período de tempo, depois dividir pela quantidade de meses e ver se isso é viável para a sua realidade.
ELLE + BTG PACTUAL
Pode ser que dê vontade de organizar tudo de uma vez e cortar vários gastos. Mas não adianta eliminar todo conforto da rotina, porque poupar é mais ou menos igual a dieta: se for muito restritiva, vai durar dois dias e depois… Pé na jaca de novo.
ELLE + BTG PACTUAL
Também é importante saber lidar com a ansiedade. Você pode poupar mais em tempos melhores e menos em tempos de vacas magras. Aproveite as oportunidades. O salário aumentou? Recebeu um bônus, ou o 13º salário? Bom momento para guardar mais.
ELLE + BTG PACTUAL
Uma dica universal: é muito melhor agir logo que o dinheiro cai na conta, em vez de esperar para ver o que vai sobrar no fim do mês. Tire o dinheiro da frente o quanto antes para não cair em tentação.
ELLE + BTG PACTUAL
Seja qual for o cenário, poupar envolve mudar hábitos. E hábitos levam tempo para serem criados ou transformados. Seja realista e também paciente consigo mesma.
ELLE + BTG PACTUAL
Se perceber que está esperando demais para começar, use a estratégia clássica de iniciar com pouco, mesmo que seja 1% da renda, ou 100, ou 50 reais. Vá aumentando gradativamente, à medida em que incorpora o hábito de investir assim que o dinheiro cai na conta.
ELLE + BTG PACTUAL
Consuma conteúdo sobre o tema e reflita sobre isso com frequência. Ao aprender, passamos a ter vontade de colocar as dicas em prática, e é inspirador ouvir histórias de pessoas que transformaram a vida para melhor depois de aprender a poupar.
ELLE + BTG PACTUAL
Poupar é o que vai garantir a sua independência. Mas, antes mesmo disso acontecer, vale lembrar que ter dinheiro guardado ajuda a tomar decisões mais acertadas (e não no desespero!), e também a diminuir a ansiedade sobre o seu futuro. E então, topa começar?