Por: Patricia Oyama Fotos: Unsplash e Patricia Oyama
ELLE.COM.BR
Você já ouviu falar de microgreens?
Microgreens, ou microverdes, são plantas comestíveis ainda na fase inicial do desenvolvimento – mais crescidas do que brotos germinados, mas menores do que as chamadas baby leaves.
ELLE.COM.BR
Se você nunca conseguiu fazer aquele vasinho de ervas ir para frente, não perca as esperanças. Uma microplantação pode ser a salvação da lavoura.
ELLE.COM.BR
As sementes de microverdes são iguais às de qualquer hortaliça. A diferença está na técnica de plantio e na hora da colheita. Dependendo da variedade, em uma semana já é possível ter salada no prato!
ELLE.COM.BR
Qualquer hortaliça tem sua fase de microverde, mas nem todas são comestíveis nessa etapa. Não dá para cultivar microgreen de tomate, por exemplo, porque as folhas não são próprias para o consumo.
ELLE.COM.BR
O grande facilitador no cultivo dos microgreens é o fato deles não precisarem receber luz solar diretamente – necessidade que costuma ser o calcanhar de Aquiles de muitas hortas urbanas.
ELLE.COM.BR
ELLE.COM.BR
Na verdade, os microverdes nem podem ser expostos ao sol. Perto da janela de um apartamento, com luminosidade indireta, já ficam felizes da vida.
ELLE.COM.BR
Outra vantagem: eles cabem em qualquer espaço. Até bandejas de plástico, como embalagens de bolo, comportam a micro-horta. O importante é que o recipiente tenha furinhos para drenar a água.
ELLE.COM.BR
Para começar, coloque uma camada de substrato (como fibra de coco ou terra com húmus), com pelo menos um dedo de espessura, no recipiente escolhido.
ELLE.COM.BR
Espalhe as sementes sobre o substrato. Tente espalhar uniformemente, mas não precisa se preocupar em deixar espaços entre cada uma delas. Elas podem crescer bem juntinhas.
ELLE.COM.BR
Borrife sua microplantação com água limpa. Fique de olho para manter o substrato sempre úmido, mas sem encharcar. Geralmente é necessário borrifar água duas vezes ao dia, no mínimo.
ELLE.COM.BR
Mantenha seus microgreens em um lugar protegido do vento, que receba luz natural, mas sem exposição direta ao sol.
ELLE.COM.BR
Microverdes de rúcula são dos mais ligeiros. Em uma semana, ou até menos, já podem ser colhidos. Folhas de rabanete também se desenvolvem rapidamente.
A maneira mais prática de fazer a colheita é cortar os talinhos com uma tesoura, bem rente à raiz. Mas eles não voltam a crescer, é preciso semear de novo.
ELLE.COM.BR
Além de render saladas lindas e saborosas, os microverdes são ótimos para finalizar pratos. Os chefs adoram!
ELLE.COM.BR
ELLE.COM.BR
Quer ler o diário de uma plantação de microgreens? clique aqui!