A recuperação do mercado editorial, que sofreu queda de 18% nas vendas entre 2019 e 2020, segundo dados do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, veio acompanhada de um entusiasmo por livros de romance.
ELLE.COM.BR
Segundo levantamento da Nielsen IQ, houve um aumento de 33% na venda de títulos de romance entre 2020 e 2021. Ficou curioso? Confira o ranking a seguir — nem todos os títulos consagrados pela crítica, mas sucesso de público.
ELLE.COM.BR
ELLE.COM.BR
10º: Os Segredos de Colin Bridgerton, de Julia Quinn
Os Bridgertons, série de livros assinada por Julia Quinn, foi adaptada pela Netflix como série. Ambientada na Era Regencial, a produção fez tanto sucesso que está confirmada até a quarta temporada, quando Colin será o protagonista.
ELLE.COM.BR
9º: Novembro, 9, de Colleen Hover
Fallon teve o rosto desfigurado por um acidente. Às vésperas de deixar Los Angeles, ela conhece Ben, um escritor por quem se apaixona. Mas, com o passar do tempo, Fallon passa a questionar se ela não seria mais uma personagem para o homem que ama.
ELLE.COM.BR
8º: Um perfeito cavalheiro, de Julia Quinn
O terceiro livro de Os Bridgertons narra as desventuras amorosas de Benedict. Depois de anos de uma vida boêmia, ele se vê em um romance à la Cinderela, envolvendo a filha ilegítima de um conde.
ELLE.COM.BR
7º: Orgulho e Preconceito, Jane Austen
Escrito antes da autora completar 21 anos, o livro discute a sociedade, moral e os costumes de Inglaterra do início do século 19 segundo as observações afiadas (e por vezes cômicas) da protagonista, Elizabeth Bennet.
ELLE.COM.BR
6º: Sol da meia-noite, de Stephenie Meyer
Onze anos após concluir a saga Crepúsculo, Stephanie Meyer embarcou na onda de nostalgia e publicou Sol da meia-noite — ou Crepúsculo, segundo Edward Cullen, já que a trama é a mesma do livro de 2005, mas narrada pelo vampiro.
ELLE.COM.BR
5º: Todas as suas (im)perfeições, De Colleen Hoover
Quinn e Graham tinham tudo para serem um casal que todo mundo conta a história: se encontraram sem querer um dia, de novo e de novo até casarem. Era a história de amor perfeita, mas os problemas conjugais trazem o pior de ambos à tona.
ELLE.COM.BR
4º: O visconde que me amava, de Julia Quinn
Base da próxima temporada de Bridgerton, na Netflix, o livro acompanha a saga de Anthony, o Visconde de Bridgerton, na procura de uma noiva. Mas ele, que não queria casar por amor, se apaixona por Kate Sheffield.
ELLE.COM.BR
3º: É assim que acaba, de Colleen Hoover
Colleen Hover não faz bem o estilo romântica. Seus livros trazem algum questionamento envoltos em uma história de amor. Neste, ela discute violência doméstica e abuso psicológico pelos olhos de Lily, que vê seu namorado mudar quando vão morar juntos.
ELLE.COM.BR
2º: O DUQUE E EU, DE JULIA QUINN
O primeiro livro de Os Bridgertons acompanha a saga de Daphne à procura de um marido. Em uma tentativa desesperada de chamar atenção dos membros da alta sociedade, ela faz um pacto com o Duque de Hastings, cujo passado não é nada primoroso: fingir um romance.
ELLE.COM.BR
1º: Amor & Gelato, de Jenna Evans Welch
Lina viaja para Toscana para realizar o último desejo da mãe: conhecer seu pai. A trama oscila entre o diário da falecida mãe, que revela uma misteriosa história de amor, e a nova vida da garota, que se vê dividida entre dois meninos.