Por: Clara Novais Fotos: Getty Images, Pexels e Divulgação
Mais sensível que o resto da face, a área pede cuidados próprios. Esfoliantes não devem ser utilizados e é preciso ter muito cuidado com esponjas e gadgets. A palavra-chave é suavidade.
ELLE.COM.BR
O ideal para higienização é usar água micelar, que também retira a maquiagem. Boas opções são a Sensibio H2O, da Bioderma; a Solução Micelar, da La Roche- Posay; e a 5 em 1, da L'Oréal.
ELLE.COM.BR
Também é preciso ter atenção com a hidratação para manter a barreira de proteção da epiderme. Alguns produtos com foco na região são o Liftactiv, da Vichy, e o Sensibio Eye, da Bioderma.
ELLE.COM.BR
Fundamental é passar protetor solar, e isso vale para a pálpebra superior e inferior. O produto pode ser o mesmo do resto do rosto, mas confira se ele foi oftalmologicamente testado.
ELLE.COM.BR
OLHEIRAS
Entenda se são do tipo vascular, pigmentar ou estrutural. A primeira se dá pelo aumento da vascularização, a segunda tem a ver com melanina e a última com questões genéticas.
ELLE.COM.BR
Como tratá-las?
Dependendo da intensidade, cremes não são suficientes, é preciso procurar um dermatologista para resolver com tratamentos no consultório, como a luz pulsada e o Laser ND Yag.
ELLE.COM.BR
Em alguns casos de olheiras do tipo vascular e pigmentar, produtos como o K-Ox Eyes, da Isdin, e o Bionic Eye Cream Plus, da Neostrata, podem ajudar a minimizá-las.
ELLE.COM.BR
Já as bolsas debaixo dos olhos podem se dar por acúmulo de água ou de gordura. De acordo com dermatologistas, não existe tratamento em casa eficaz, mas nas clínicas se usa ultrassom.