perfumes

ELLE.COM.BR

Respondidas por
profissionais

As maiores dúvidas dos
brasileiros sobre

Por: Ligia Helena
Fotos: Gabriel Cabral e Unsplash

O Brasil tem 13,4% do mercado global de perfumes e só perde para os EUA quando o assunto
é fragrância.

ELLE.COM.BR

Mas como navegar em um mercado tão grande como esse? Pedimos para o consultor Dênis Pagani e para a dermatologista Camila Moulin responderem as dúvidas mais comuns:

ELLE.COM.BR

"Em geral, você sabe quando o cheiro é meio esquisito", constata Dênis, que também recomenda comprar perfumes de marcas famosas em lojas grandes e prestar atenção caso o preço esteja muito abaixo do comum.

Como saber se
um perfume é original?

ELLE.COM.BR

Borrifar nos pulsos, na dobra interna dos cotovelos e nas laterais do pescoço, já que esses são pontos em que a circulação sanguínea está à flor da pele.

Qual é a melhor
forma de passar?

ELLE.COM.BR

Espere a pele secar, após o banho, para borrifar o perfume. Peles ressecadas tendem a fixar menos o perfume, hidrate-se! Passe o perfume por cima da roupa (desde que o tecido não seja muito delicado).

Como fazer durar
mais na pele?

ELLE.COM.BR

Para deixar um perfume intenso mais suave: aplique apenas uma borrifada direto na pele, no centro do peito. Para aumentar a intensidade de um perfume suave: aplique na pele e depois por cima da roupa (desde que o tecido não
seja delicado).

Como deixar um perfume
mais intenso ou suave?

ELLE.COM.BR

"Contratipo é uma cópia de um perfume, com qualidade inferior", resume Dênis, que explica que, assim como na moda, é comum na indústria do perfume que as fragrâncias sejam copiadas.

O que é um perfume contratipo?

ELLE.COM.BR

"Perfumes podem causar alergia em 1% a 4% da população em geral, e em 8% a 15% das pessoas que já têm algum tipo de alergia", explica Camila.

Perfumes podem
causar alergia?

ELLE.COM.BR

Os perfumes também podem reagir com o sol e causar fotossensibilidade, irritar a pele de forma localizada e causar manchas.

"O recomendado é, ao identificar a alergia, não insistir no uso do perfume porque a crise tende a se tornar mais grave a cada exposição ao produto".

ELLE.COM.BR

O ideal é manter na caixa, protegido da luz. Guardar no banheiro é uma péssima ideia porque a temperatura do cômodo varia muito. Se você quer deixar os frascos à mão, sem caixa, escolha um lugar dentro do armário, escuro e fresco.

Como guardar
os perfumes?

ELLE.COM.BR

"A performance de um perfume não tem a ver com o gênero ao qual ele foi designado", crava Dênis.

Perfumes masculinos
têm mais fixação?

ELLE.COM.BR

"Se ele tem mais mais notas de fundo ou de base, ele vai performar melhor e vai durar mais". Quer um perfume que dure bastante? Aposte nos amadeirados, orientais ou gourmand.

O que impacta na fixação
é a composição!

ELLE.COM.BR

Os perfumes que a gente mais consome no Brasil, líquidos, em geral têm álcool. Mas existem outros tipos de perfume que não têm álcool na formulação, como os sólidos.

Todo perfume
tem álcool?

ELLE.COM.BR

Qual é a diferença entre
EDC, EDT, EDP?

%

Eau de Parfum (EDP):

entre 10% e 20%

Eau de Toilette (EDT):

entre 6% e 12%

Eau de Cologne (EDC):

entre 5% e 8%

Elas falam sobre a concentração dos óleos essenciais que dão cheiro a perfume.

ELLE.COM.BR

Leia mais
sobre o tema
aqui

Ainda tem dúvidas
sobre perfumes?